terça-feira, 16 de março de 2010

A FANTÁSTICA FABRICA DE CHOCOLATES OFNER


Meninas e meninos,
Quando em Novembro do ano passado, estive a convite de Laury Roman, diretor Comercial da Ofner, que é assessorado pela eficiente e linda Amélia Witaker da Visar Plan, fiquei conhecendo tudo sobre a Fantástica Fábrica de Panetones Ofner.
Agora que estamos nos aproximando da Páscoa, fui convidado para lá retornar e conhecer a Fantástica Fábrica de Chocolates.
Já ano passado, quando da visita, o Marco Antonio Troli, nosso anfitrião dentro das instalações e gerente industrial da Ofner, havia dito sobre a importação de uma máquina de fazer chocolates Holandesa, que permitiria melhorar ainda mais os sabores e fórmulas, e que já está funcionando nesta Páscoa, e com isto, a massa de chocolate refinada e homogênea, já chega a ser comparada com as mais famosas do mundo.
Bem, sua matéria prima cacau é Brasileira, mas trabalhada pela belga Callebaut, da onde se pode conferir que a qualidade e esmero com que a Ofner produz seus chocolates trazem um quê de sabor e textura de produto importado.
A Ofner, não usa na fórmula de seus chocolates, nada de gorduras hidrogenadas, a temida gordura trans, usa baixo percentual de açúcares e a manteiga de cacau, Callebaut, é desodorizada, além disso, a granulometria da massa fica abaixo de 15 micra, dando maior cremosidade, por isso a Confeitaria Ofner deu o nome de Chocolate Prime.
Par o chocolate branco, o teor de cacau é de 26%; para o ao leite 35% e para o meio amargo 50%. Em breve a Ofner lançará o chocolate com teor de 75% e o chocolate de origem, ambos gourmet e ainda em estudos e testes, para um público exigente.
São fabricados em torno de 500 Kg /dia, mas a máquina holandesa pode produzir 1500 Kg/dia.
Nesta época de Páscoa, quando a procura aumenta pelo chocolate e pelos tradicionais ovos de Páscoa, são contratados para a produção, cerca de 45 funcionários temporários para atenderem a demanda, que se somam aos vinte fixos, e o aroma de chocolate se faz sentir mais acentuado.
Para harmonizar estas delicias, devemos lembrar que os chocolates ao leite são uma difícil tarefa, pois eles tendem a impermeabilizar o palato devido ao grau de manteiga de cacau.
Par os que tenham maior teor de cacau, um Porto LBV ou Vintage não fazem feio.
Podemos pensar em vinhos doces de sobremesa de modo geral, lembrando que o dulçor do vinho de preferência seja maior que o do chocolate.
Para os de teor de 60% de cacau e mais, até há como harmonizar com algum tinto do Douro, um Shiraz Australiano, mas sempre de bom teor alcoólico.
Ofner um “chocolate com personalidade” é o que diz o Laury, aliás, vejam na foto como ele parece criança abraçando o gigantesco ovo de chocolate, com 230 Kg de peso, recheado com 4166 bombons, e 1,47 m de circunferência.
Para comprá-lo é preciso desembolsar R$ 23.000,00, pois o trabalho que dá fazer um ovo deste tamanho é gigantesco também.
Ofner
http://www.ofner.com.br/
11 5693-8600
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: