terça-feira, 2 de março de 2010

ESCARGOT, ESTA IGUARIA QUE PRECISA SER CONHECIDA: PARTE II


Meninas e meninos,
Depois que postei um apanhado geral sobre os escargots, vamos ao toque final que foi a degustação com vinhos, como sempre ousando e saindo fora do padrão, mas sem ultrapassar aquelas duas linhas paralelas que sempre digo, nos norteiam a faixa da certeza ou quase da boa harmonia, para a impossibilidade de acerto.
Aqui devo dizer que várias receitas se encontram à disposição no site da Helix, bem como produtos e acessórios, e no caso degustamos apenas uma receita, claro que mudando-se a receita, mudam-se as possibilidades de harmonização.
Degustamos um dos produtos que o Helix tem e que é muito prático: Escargots pré-cozidos, envolvidos em manteiga temperada com ervas especiais (beurre bourguignonne), apresentados em embalagem refill com uma dúzia. Devem ser transferidos para escargoteira ou prato refratário antes de serem aquecidos e servidos.
Quando se fala tradicionalmente em harmonições com graxos, logo vem a linha mestra de termos vinhos ácidos, para em contraposição, alinharmos o paladar. Também temos na preparação ervas diversas, dando toques herbáceos, além da carne do escargot, macia e peculiar.
Vinhos brancos e espumantes são os indicados, mas não somente eles são verdade.
Começamos com o espumante Fasuto Brut Branco, da Pizzato, que para mim, foi e ainda será a sensação dentre as novidades em espumantes Brasileiros até que surjam outras novidades.
Harmonia como previsto muito boa, e o floral do espumante somou-se ao gorduroso e herbáceo amanteigado.
Não contente com um branco, passamos para um Malbec Francês da região de Cahors, o Paradis 2001, com 13,5% de álcool bem integrado com os 14 meses de barril.
Seus taninos ainda diziam que estavam lá, mas macios e sedosos, e uma certa acidez ainda presente me fazia crer na harmonia.
Demorou um pouco para abrir, mas quando o fez, exalou especiarias e uma fruta adocicada em geléia.
Um vinho muito bom, além de curioso para quem não conhecia, já que é comum as pessoas pensarem que a Malbec é Argentina.
Harmonizou-se bem mais pelo dulçor de frutas, do que pela acidez.
Também provamos um Vin de Pays do sul da França, um assemblage de Cabernet Sauvignon e Merlot, com quase nada de barril, e ótima acidez.Também não se saiu mal, mas as especiarias do vinho se sobressaíram e junto aos herbáceos, para mim a carne macia ficou um tanto apagada e com um laivo de amargor que não senti nas outras experiências.
Sei que para alguns o escargot ainda não passou da observação ao prato, mas até pouco tempo atrás, muitos nem pensavam em comer peixe cru, e hoje é cult, além da saudabilidade não é?
Entrem no site do Helix e divirtam-se aprendendo.
MANTEIGA DE ESCARGOTS –Beurre Bourguignonne

Esta é a receita básica, tradicionalmente utilizada para os Escargots à la Bourguignonne .Cada 500 gramas de manteiga são suficientes para rechear conchas com 100 escargots HelixINGREDIENTES E MEDIDAS: 500 gramas de manteiga sem sal5 dentes de alho picados bem miúdo4 cebolas pequenas picadas bem miúdo 4 colheres de sopa de salsinha bem picada2 colheres de sopa de cerefólio bem picadosal e pimenta a gosto noz moscada a gostosuco de 1 limão PREPARO: A manteiga não deverá estar gelada para poder ser bem misturada a todos os ingredientes. Numa vasilha coloque a manteiga e, aos poucos vá juntando cada um dos demais ingredientes e misturando tudo muito bem, deixando por ultimo o suco de limão. Acrescente o sal, a pimenta e a noz moscada. Prove e, se necessário corrija o teor de sal e pimenta. Deixe descansar por 30 minutos. Essa mistura se conserva bem em geladeira por 10 dias e é suficiente para rechear cerca de 100 conchas de escargots Helix. Antes de serem servidos, os escargots Helix serão aquecidos em forno quente até que a manteiga esteja borbulhando.
Helix Escargots
http://www.helixsp.com.br/
Escargots
http://www.escargots.com.br/
Compagnie Vins de France
http://www.vinsdefrance.com.br/
Pizzato Vinhas e Vinhos
http://www.pizzato.net/
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: