quinta-feira, 22 de julho de 2010

Bodega Francois Lurton


Meninas e meninos,
A Importadora Barrinhas, que em São Paulo, é o Gregório e equipe que atendem, a amiga Cristina Neves, sinônimo de bom trabalho em assessoria, junto ao Cláudio Moreira, diretor, nos apresentou em um almoço degustação os vinhos da Bodega François Lurton, com uma palestra sobre os vinhos com o próprio Farncois Lurton.
François é representante da quinta geração de uma família de vitivinicultores, que desde 1897 está representada no cenário, com vinhos de alta qualidade.
François possui vinhedos em 5 países dos dois hemisférios, procurando sempre a qualidade e máxima expressão que estes terroirs possam passar aos seus vinhos.
Em movimentado almoço no Cantaloup, degustamos 5 dos vinhos da bodega.
1-Reserva Pinot Gris 2009 da região do Vale de Uco-Finca Chacayes com 13,5% de álcool, cor bem clarinha, límpida e brilhante, leve mineral no olfato, frutas frescas e um toque abaunilhado que nada tem a ver com passagem por barril, mas talvez pelo descanso em sur lies. Na boca confirma frutas e floral(mel).
Bom vinho, com bom frescor.
2-Gran Lurton Corte Friulano 2009-Finca Chacayes 13,1% de álcool, um blend de 85% Tokay Friulano, e os outros 15% divididos entre as variedades Pinot Gris; Chardonnay; Torrontés e Viognier.
Sua cor mais amarelo dourada, também mostra no olfato o mineral e a baunilha, esta já resultante da fermentação e descanso em barris por 8 meses. Em boca frutas doces incluindo toques cítricos, floral (mel), de um frescor com acidez ótima, persistente e com retro-olfato agradável.
Excelente vinho para nosso clima, bom para harmonizações com queijo de cabra, vitela, peixes pouco gordurosos grelhados, e ousando um pouco, sopas frias.
Meu preferido da mostra até por ser branco, que adoro, e combina com nosso clima.
3-Gran Lurton Cab Sauvignon 2007 com 85% de Cab Sauvig e 15% de Malbec, é um vinho vigoroso, com 13,8% de álcool que passa por afinamento em barris 80% Francês e 20% Americanos, de primeiro e segundo usos por período de 14 meses. Frutas no olfato e em boca marcantes e com ótima acidez, mostra certo frescor (talvez menta) no olfato.
4- Piedra Negra Malbec 2004 com 14% de álcool, passa em barricas 50% Francesas novas por aproximadamente 17 meses. As Malbec têm nesta parcela, alguma quantidade de Côt( a original Malbec Francesa), talvez daí o certo teor mineral deste vinho.,Engarrafado sem clarificação e filtração, e que ainda com taninos presentes agüenta uns bons anos em garrafa.
5-Chacayes Unique Terroir um Malbec, já que tem 80% (sendo que 5% são de Côt) desta cepa, mas que leva no corte 18% de Cab Sauvignon; 2% Bonarda.
Com 14% de álcool passa 24 meses em barricas novas francesas e não é engarrafado sem filtrar.
Importadora Barrinhas
http://www.barrinhas.com.br/
Até o próximo brinde!

Álvaro Cezar Galvão

3 comentários:

Eugênio Oliveira disse...

Caro Alvaro,

Tenho tido vontade de comprar o Corte Friulano e o Chacayes, você saberia me informar esses preços, pois no site da importadora esses vinhos nem aparecem?

Tenho visto que o Chacayes é 80%malbec e 20%c.s, mas você detalhou que 5% dessa malbec é francesa (côt) e dos 20% restantes 18% é c.s. e os outros 2% são Bonarda. Essas informações foram dadas pelo próprio Lurton? Já ouvi dizer que a Bonarda argentina não é a Bonarda italiana e sim uma outra casta, sabe algo a respeito?

Um abraço.

Eugênio Oliveira
www.decantandoavida.com

Álvaro Cézar Galvão disse...

Eugènio, não deixe de prova-los pois tenho a certeza que gostará de ambos.
O Corte Friulano, está em média R$ 60,00 para consumidor final, claro que podemos ter alguma variação.
O Chacayes R$ 250,00, nas mesmas bases.
Abraços de luz

Álvaro Cézar Galvão disse...

Quanto ao corte, a informação foi passada pelo Francois, e a Bonarda, creio que seja sim a mesma, com a diferença que na Europa, não as temos mais em pés francos, e em Memdoza, devido ao siatema de irrigação por inundação das águas de degelo(vinhas velhas)podem ser ainda pés francos.