terça-feira, 3 de agosto de 2010

José Alberto Zuccardi e Ravin apresentam novos rótulos argentinos ao mercado nacional


Meninas e meninos,
De volta ao Brasil o proprietário da vinícola Familia Zuccardi aposta em tintos, brancos e espumantes para essa temporada, e falar sobre a pessoa de José Alberto Zuccardi, ou mais simplesmente Zuccardi, é sempre um prazer.
Apaixonado pelo que faz, está sempre com um sorriso nos lábios e o brilho nos olhos, mostrando eterno entusiasmo e alegria.
Seus vinhos, já de há muito conhecidos no mundo, dispensam comentários quanto à qualidade: podemos ter opiniões diversas quanto a gostar deles, mas ninguém duvida da excelência e qualidade.
Em recente almoço promovido pela Ravin, a importadora que representa os vinhos e azeites da Zuccardi, e que tem igualmente pessoas apaixonadas pelo que fazem, degustamos o espetacular Zuccardi Blanc de Blancs, uma aposta do filho Sebastián, que é apaixonado (paixão é um traço familiar)pelos espumantes, este um método clássico, traz aromas frutados, me lembram jabuticaba, e floral(mel). Ótimas acidez e perlage.
Também como novidade o Zuccardi Série A Torrontés 2009, que não traz o tradicional amargor final desta uva em seu retro-olfato, alegre e fresco, muito bom para nosso clima.
Santa Julia Innovación Touriga Nacional 2009, que estagia 6 meses em barris de carvalho Fr.
Não é a Touriga Nacional que conhecemos dos vinhos portugueses, e nem poderia sê-lo, ôpá!
Frutas bem maduras, sinal das altura e amplitude térmica de Mendoza, seu floral é delicado, mas com especiarias várias e boa acidez.Contou-nos Zuccardi, que eles possuem uma vinícola experimental, somente paras vinificar as cepas de outros países.
Também apreciamos, o que para mim, estava maravilhoso e foi o que mais me agradou no almoço, o Zuccardi Série A Boanarda 2008.

Com muita fruta, algo de especiarias, é equilibrado em taninos, álcool(13,5%) e acidez.
Ótimo para a gastronomia, apenas 30% do vinho estagia em carvalho francês por 10 meses.
Também degustamos o Zuccardi Q Malbec 2008, que traz o “Q” de qualidade no rótulo, que é um corte de Malbecs de La Consulta e Agrelo; o Zuccardi Zeta 2006, 64% de Malbec de La Consulta e 36% de Tempranillo de Santa Rosa, que ecebem uma longa maceração, ao redor de 25 dias, sendo a Malbec afinada em carvalho francês por 12 meses, e a Tempranillo em carvalho americano por 14 meses.Depois é feito o blend e descansam em garrafa por 24 meses.
Para finalizar e harmonizar com a sobremesa degustamos o Malamado Malbec 2005, um fortificado à maneira do Porto por isso o nome, delicioso e nada enjoativo, tem 19,5% de álcool e boa acidez.
O enólogo José Alberto Zuccardi chega ao Brasil mais uma vez para apresentar os produtos de sua bodega e novas safras da Familia Zuccardi. Reconhecida mundialmente por seus vinhos de qualidade excepcional, a Zuccardi foi fundada em 1963 por Alberto V. Zuccardi, em Mendoza, na Argentina. José Alberto Zuccardi garante que o sucesso de seus vinhos é o resultado da constante inovação e paixão que impulsiona assegurar a mais alta qualidade do que pode ser obtido a partir do solo.
Seus vinhedos, que estão localizados em Vista Flores, Altamira, Maipu e Santa Rosa, dão prioridade ao plantio das uvas com o conceito de que a qualidade da bebida começa na vinha.
Representada no país exclusivamente pela Ravin, a Zuccardi traz para essa temporada novos rótulos tintos, brancos e espumantes.
Sobre a Ravin
Comandada por Rogério D´avila e Alberto Porto Alegre, experientes profissionais que há 20 anos carregam know how trabalhando como executivos de grandes corporações do segmento de bebidas, a Ravin se tornou realidade após ambos unirem suas bagagens profissionais ao espírito empreendedor.
Desde 2009 a Ravin traz para o Brasil marcas de renome mundial como Familia Zuccardi, Viña Maipo, Fairview, Tenuta San Guido, entre outros. Com capacidade de atendimento em todo o território nacional, a jovem importadora e distribuidora de vinhos de São Paulo trabalha com responsabilidade construindo parcerias honestas com produtores e clientes de forma prazerosa e descontraída, oferecendo sempre serviços de qualidade e bom custo-benefício. Atenta ao mercado de forma diferenciada, a importadora atende todas as demandas e tendências do segmento garantindo a melhor experiência no mundo do vinho.
Ravin
http://www.ravin.com.br/
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

2 comentários:

Gustavo - Viajar e Pensar disse...

Os Zuccardi realmente estão entre as melhores Bodegas da Argentina, sou fã do Q Tempranillo, muito elegantes.
Abraço.

Álvaro Cézar Galvão disse...

Gustavo, obrigado pela lembrança.
Já fiz matéria sobre este vinho, que também gosto muito.
Experimente este Bonarda, vai gostar
Abraços de luz
Álvaro Cézar Galvão