sábado, 28 de agosto de 2010

Escorihuela Gascón presente no Grand Tasting da Grand Cru

Meninas e meninos,
Estive esta semana na muito bem montada mostra de vinhos denominada Grand Tasting, que a importadora Grand Cru realizou em um dos locais mais aprazíveis de São Paulo, o Casa da Fazenda, que aliás está sob a direção do amigo Denis Rezende e equipe do Café Journal.
Vinhos conhecidos e outros ainda não provados, o tempo voou e foi pouco para a vontade de degustar de tudo.
Amigos vários, re-encontros com produtores e export managers, surpresas com alguns dos brancos como o excelente, e que já falei em outra postagem, onde o coloco harmonizado: Weimbach Reserve Gewurztraminer 2007.
O Chaâteauneuf-du Pape Château La Nerthe 2008, um branco de equilíbrio e frescor impares, o mesmo Chaâteauneuf-du Pape Château La Nerthe 2006 agora tinto, imperdível, e outros que mais tarde comento. Mas um me aguçou muito as papilas e os receptores nasais (estou colocando nestes termos é para diferenciar mesmo, não para complicar), e é Argentino, da região de grande expressividade em vinhos: Mendoza-Agrelo e Vista Flores.
Estou falando do Escorihuela Gascón Sangiovese 2008, que o já amigo Rodrigo Castillo, seu manager de exportações para a América Latina e Ásia me mostrou.
Vinho equilibrado em seus taninos, corpo e álcool(13,4%), trás aromas frutados e toques florais no olfato, confirmando muitas frutas em boca e com retro-olfato duradouro.
Ideal para um cem número de harmonizações, passa pouco em madeira, apenas 7 meses, sendo 80% em carvalho francês e 20% em carvalho americano, onde metadedos barris é 1ºuso e a outra metade 2ºuso.
Faz uma maceração pré fermentativa por 3 dias sob temperaturas controladas em tonéis de aço, para depois fazer a alcoólica, também em aço, mas com temperaturas maiores para extração total do frutado, antes de amadurecer nos barris.
A bodegas Escorihuela Gascón é uma das vinícolas mais conceituadas da Argentina.
Até o final do século passado Don Miguel Escorihuela Gascon, homem muito visionário de grande perseverança, deu origem a uma das empresas de vinhos de maior prestígio da Argentina. Estabelecimentos Vitivinícolas Escorihuela Há primeira hora, o objetivo ja era fazer vinhos de qualidade superior, por isso, sempre levou em conta a escolha e cuidado da vinha.
A preparação em métodos artesanais e a incorporação contínua de tecnologia, com uma equipe qualificada de profissionais da Argentina, e sob o conselho de renomados especialistas estrangeiros, sempre posicionaram seus vinhos à ocuparem um elevado nível de qualidade internacional. Hoje, a Escorihuela, é a mais antiga em atividade vinícola de Mendoza.
Quase nunca menciono preços, pois aqui estou eu dando minhas impressões pessoais sobre aquilo que gosto, mas neste caso tenho que dizer, que além de ótimo vinho, sua relação preço x qualidade o qualifica ainda mais. R$ 45,00.
Grand Cru
http://www.grandcru.com.br/

Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: