segunda-feira, 23 de agosto de 2010

QUALIMPOR LANÇA AZEITE EXTRA VIRGEM PREMIUM DA QUINTA DO CRASTO


Meninas e meninos,
À convite da amigas Silvana e Gabriela, as eficientes e lindas assessoras da Qualimpor, importadora que trás e distribui os produtos da Quinta do Crasto e Herdade Do Esporão e em seu nome, fomos a um almoço ao Arturito, conhecer os mais novos lançamentos, destas duas empresas mais que tradicionais de Portugal.
Com a presença do proprietário e diretor de produção da Quinta do Crasto, Tomás Roquette, do responsável comercial do Esporão para o mercado brasileiro, João Palhinha, e do diretor de marketing do Esporão, Filipe Caetano, começamos em boas vindas com:
-Espumante Branco 2007 da Herdade do Esporão, um corte, nesta safra, de Antão Vaz, Arinto e Verdelho.
Perlage finíssima, abundante e contínua, boa acidez e vivacidade e retro-olfato bem prolongado, trás um delicado aroma de “bolacha maizena” como a própria descrição da ficha cita.
Com somente 3,4gr/l de açúcar, o que o torna um Extra Brut, é vinificado pelo método clássico, passando 21 meses desde a fermentação em garrafa, sobre as borras.
Outro magnífico vinho mostrado foi o:
-Esporão Reserva Branco 2009, nova safra deste vinho cortado de Antão Vaz, Arinto e Roupeiro, que tem uma parte do vinho fermentado em madeira com estágio sobre as borras das leveduras. Ótima acidez, aromas que lembram a madeira, como a baunilha e o amanteigado, bem clarinho e com muita fruta cítrica nos aromas.
Fomos para os tintos novidades:
-Crasto Superior 2007, um corte de Touriga Nacional; Tinta Roriz e Touriga Franca, que leva um pouco (não especificada a quantidade) da cepa tintureira Sousão. Proveniente da Quinta da Cabreira, no Douro Superior, estagio em barricas de carvalho Fr. por 12 meses, elegante e complexo, muito aromático com frutas e especiarias, bem integrado em álcool(14%), taninos domados e acidez presente.
-Roquette & Cazes 2006, um corte de 60% Touriga Nacional; 15% Touriga Franca e 25% Tinta Roriz, um vinho como disse Tomás Roquette legítimo representante das 3 castas, 2 famílias e um terroir. Rico, com passagem em barricas de carvalho Fr. 70% novas e 30% de 1º uso por 18 meses, trás os tostados e chocolate dos empireumáticos (barril), muita fruta, algo floral(provavelmente da TN) e com poderosos 15% de álcool, que não se fazem sentir.
Além das novidades o rótulo novo do
-Esporão Private Selection tinto 2007 um Garrafeira DOC Alentejo.
Olfato de frutas e algo de especiarias, em boca confirma as frutas e a untuosidade do cacau, pois estagia em carvalho Fr. 18 meses após a pisa à pé, descansando em garrafa por mais 18 meses.
-LBV 2005 da Quinta do Crsto, proveniente de vinhas velhas (mais de 60 anos)
-Late Harvest 2008- Esporão, da uva Semillon, um vinho que me agrada muito por ser diferente dos LH que estamos acostumados, é mais sutil e menos doce a meu ver.
Mas este post, vou dedicar ao Azeite Extra Virgem Premium Quinta do Crasto, primeiro azeite posto em comercialização, proveniente do Douro, das variedades Cobrançosa, Madural e Negrinha do Freixo, de oliveiras muito antigas com mais de 100 anos, azeitonas colhidas à mão e extraído a frio. Azeite que tem cultivo diferenciado em regime biológico e sem aplicação de fito fármacos ou adubos.
Para os que não prescindem da indicação de acidez, este azeite tem 0,3%.
Recomendo que sua utilização seja principalmente para finalizações de pratos, pois assim se poderá sentir todo o seu aroma e paladar sem a incorporação na gastronomia.
QUALIMPOR – importação e exportação:
SAC: 0800-7024492
Rua Antônio das Chagas, 523 – Brooklin
http://www.qualimpor.com.br/
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: