sábado, 7 de agosto de 2010

Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul reúne mais de mil médicos de 05/08 até 07/08 em Gramado e com vinho!


Meninas e meninos,
Até parece que estou com marcação cerrada no IBRAVIN, e estou mesmo, confesso!
Me explico: Faz muito tempo que venho, de minha parte, às vezes solitariamente, às vezes em coro, pedindo que o vinho não saia da mídia, assim como os destilados e cervejas, que no meu entender é um dos pilares para alavancar as venas e como consequência baixar preços, só que não tínhamos fatos geradores, a não ser as conquistas de medalhas que nosso vinho ganhava lá fora.
Agora, temos no IBRAVIN, e no Wines Fron Brazil, gente de mkt, e que percebeu o quão é importante noticiar e gerar novos fatos com o vinho relacionado, e estão buscando novas alternativas de interagir.
Esta matéria chega a mim tendo como avalista, o meu colega de Jornal Vinho & Cia, Dr Jairo Monson, que, aliás, presidiu o congresso.
Mas ainda, temos muito que fazer, e fica aqui a sugestão de que tenhamos mais fotos com vinhos brancos, que é uma das minhas metas para seu aumento de consumo, já que nesta terra tropical, estes tipos de vinhos, aliados aos espumantes e roses, são os mais indicados a maior parte do tempo. devido ao calor e à nossa gastronomia mixegenada.
Vejam:
Ibravin serve vinhos, espumantes e suco de uva no SOCERGS 2010

“Foi nas doenças cardíacas onde primeiro se observou os efeitos benéficos do consumo regular de vinho”. A afirmação é do médico Jairo Monson de Souza Filho, presidente do SOCERGS 2010 (Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul), que abriu nesta quinta-feira (5) e segue até sábado (7), em Gramado, na serra gaúcha. Pois foi pensando em unir o útil ao agradável que o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) firmou parceria com o evento, que reunirá mais de mil especialistas nacionais e internacionais em cardiologia. Paralelamente a este que é o 3º maior Congresso de Cardiologia do Brasil, acontecem Simpósios de Especialidades em Cardiologia, nas áreas da Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Educação Física e Psicologia, no Centro de Convenções Serrano Resort e no Centro de Eventos do Hotel Serra Azul.

“O Ibravin é um aliado importante para a promoção de um estilo de vida saudável”, comenta o presidente do Congresso, Dr. Jairo Monson de Souza Filho. O diretor-executivo do Ibravin, Carlos Raimundo Paviani, afirma que as características de saudabilidade dos derivados da uva, com destaque para o vinho e o suco, merecem cada vez mais atenção das pessoas. “Nada melhor do que um congresso médico para disseminar os benefícios do vinho e do suco para a saúde” observa. Estudos recentes vêm demonstrando que o vinho tinto reduz o risco de doenças cardíacas, protege contra disfunções neurológicas, aumenta a longevidade e possui poder anticancerígeno. “Uma quantidade muito grande de estudos epidemiológicos mostra que a ingesta moderada de bebidas alcoólicas, sobretudo de vinho, diminui as doenças cardíacas e circulatórias e as mortes por estas causas entre 40 e 60%”, destaca o médico Jairo Monson.

Eventos
Os vinhos brasileiros estiveram presentes no coquetel de boas-vindas aos participantes do evento nesta quinta-feira (5), às 18h. O Ibravin ainda abastecerá com vinhos, espumantes e suco de uva brasileiros as duas salas VIP do congresso. Haverá ainda um curso de degustação para 30 pessoas, destinado as acompanhantes dos participantes do evento. Na sexta-feira (6) à noite, no Clube Gramadense, foi realizado o Jantar dos Presidentes, reunindo os comandantes das associações médicas de cardiologia de todo o Brasil.

Foram selecionadas quatro vinícolas gaúchas para participar das harmonizações e degustações em Gramado: a Aurora servirá o espumante brut; a Domno o espumante moscatel; a Góes e Venturini o vinho branco (Chardonnay); e a Rastros do Pampa o vinho tinto (Cabernet Sauvignon). Segundo o gerente de Promoção e Marketing do Ibravin, Diego Bertolini, a escolha dos vinhos teve como critério a melhor pontuação (da variedade solicitada para harmonizar) alcançada na degustação realizada para o projeto “Para Saber o Sabor dos Vinhos do Brasil”, realizado na Expovinis, em abril deste ano, em São Paulo, em conjunto com a Escola de Gastronomia UCS/ICIF de Flores da Cunha. No jantar, o chef Mauro Cingolani, do ICIF, fará a apresentação dos pratos e o enólogo Antonio Czarnobay falará sobre os vinhos.

Segundo o médico Jairo Monson de Souza Filho, já se evidenciaram os seguintes mecanismos para a proteção cardiovascular oferecida pelo consumo moderado de vinho:
1. Aumento do Colesterol HDL, principalmente as frações HDL2 e HDL3 – considerado o bom Colesterol, pelas ações benéficas que exerce ao sistema cardiocirculatório. Este aumento é tanto na quantidade quanto na qualidade deste tipo de Colesterol, cuja composição é rica em fosfolipídios poli-insaturados, como o ácido Omega-3 – reconhecido pelo seu efeito cardioprotetor.
2. Diminui o Colesterol LDL e sua oxidação – situação inicial do processo de aterosclerose.
3. Diminui a agregação plaquetária e o fibrinogênio e aumenta a atividade fibrinolítica e antitrombina – todas ações que dificultam a formação de coágulo, que é a causa principal de oclusão dos vasos sangüíneos. Fato este que causa infarto do miocárdio, derrame cerebral e gangrenas.
4. Modifica a camada interna dos vasos sangüíneos – o endotélio, alterando a produção de óxido nítrico e diminuindo outras moléculas de adesão ao endotélio, dificultando dessa maneira a aterosclerose.
5. Aumento da resistência e elasticidade da parede vascular.
6. Dilata os vasos sangüíneos diminuindo a resistência ao trabalho do coração.
Crédito das fotos: Daniela Villar
Até o próximo brinde!

Álvaro Cezar Galvão

2 comentários:

Camila disse...

Ei, o vinho não é ruim para o coração? Eu gosto de beber vinho quando eu jantar e queria saber se ele era saudável ou não. Vou consultar meu médico em cardiologia centro. Beijos

Álvaro Cézar Galvão disse...

Camila, com moderação e de preferência sempre às refeições, pode tomar sua taça de vinho, contanto que seja vinho fino de mesa, que lhe fará muito bem, assim dizem os médicos.
Beijos de luz