quinta-feira, 12 de agosto de 2010

II ENCONTRO DE VINHOS-ENCONTRO DE AMIGOS-REENCONTRO COM VINHOS


Meninas e meninos,
Depois de alguns dias, para dar tempo de nossos amigos colocarem suas impressões sobre o II Encontro de Vinhos em seus veículos de mídia e blogs, e que desta feita, com o Daniel Perches unindo-se ao Beto Duarte, venho mais uma vez alertar que:
Tenho a certeza de que este modelo, mais descomplicado e direto, é eficiente e dinâmico, mas meu receio é que pelo grande sucesso que vem fazendo, este se modifique.
NÃO MUDEM!
Apesar da gripe que já me acompanha faz dias e não me larga, é quase como ter uma amante Argentina (no bom sentido é claro), uma ligação perigosa, estive na avaliação que validou alguns dos vinhos que eu particularmente gosto muito, o que vem reforçar o meu entendimento de que vinho bom para um, o deve ser para vários outros também, sejam eles mais ou menos conhecedores, pois na avaliação, os organizadores não se preocupam o quão técnicos ou mais ilustres são os avaliadores, basta o principal, gostar de vinhos e ter ao menos uma certa “litragem” que permita identificar algum defeito mais grave, as qualidades olfativas e gustativas etc... Todos dão sua contribuição, afinal, muitos de nós escrevemos e vivemos os vinhos diariamente, e nem sempre somos os mais conhecidos ou ilustrados tecnicamente, não que não os haja também, claro, mas o importante é que todos são gabaritados e qualificados, sem grau de importância ou “medalhão”, e pelo próximo da maioria das notas, os organizadores souberam, como disse, mesclar bem os jurados.
Fiquei muito contente deste momento, pois algumas vinícolas Brasileiras de porte, e algumas importadoras de quilate estavam presentes, sem contar com os produtores que viram lá a oportunidade de chamar a atenção aos seus produtos, ainda sem representação no Brasil.
Mas chega de por hora de texto, e vamos aos participantes.
Quem estava no encontro de vinhos em 05/08/10

Aromas do vinho
Wine Lovers
Quem se classificou no TOP 5 de um painel com 24 amostras
1º – Piedras 05 – Vega Sauco – Importadora Ravin
2º – PK Zinfandel 05 – Pezzy King - Importadora Wine Lovers
3º – Simonsig Tiara 05 – Simonsig – Importadora Pacific
4º – Bem Bi Bre 04 – Dominio de Tares – Importadora D´Olivino
5º – Vero 07 - Tempus Alba – Tempus Alba (sem importador no Brasil)Não posso deixar de comentar que o único espumante presente é ótimo, mas estava em vôo solo, o que em minha opinião o prejudicou!
Coincidindo com algumas notas minhas, por ordem da maior para a menor vejo na premiação oficial e esclareço que minhas notas também foram todas muito próximas:
-Piedras 2005 Veja Sauco-já fiz várias matérias sobre esta bodega e o Rogério D’Ávila o “R’ da Ravin, colhe os frutos de seu trabalho!.
-Vero 2007 Tempus Alba para mim uma grata novidade.
-Bem Bi Bre 2004 Dominio de Tares- Este Marcão da D’Olivino tem um faro......
-Simonsig Tiara 2005- Fazia mais de ano que não degustava este vinho e o mesmo se confirmou como excelente, pena que não puseram à prova dos jurados os magníficos espumantes.
Outros que senti a falta no espumante foram o Fausto Brut Branco da Pizzato e o Valmarino.
-PK Zinfandel 2005 -Que prazer reencontrar a WineLovers!
Parabéns indistintamente.
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

2 comentários:

Renato - Vin. Maximo Boschi disse...

Álvaro,
Não puder participar, mas os comentários foram excelentes. Mais uma vez um evento de qualidade e prestigiado por grandes conhecedores.
Um abraço,
Renato - Vin. Maximo Boschi

Álvaro Cézar Galvão disse...

Renato, de fato fez sucesso seu espumante,como eu previ ao Rogério.
Parabéns, e até os próximos
Abraços de luz
Álvaro Cézar Galvão