terça-feira, 10 de agosto de 2010

Pizzaiolo amador, levou todos os prêmios do concurso na Prestíssimo


Meninas e meninos,
Por ocasião da data comemorativa do dia da pizza, que se festeja todo dia 10/07, a Pizzeria & Wine Bar Prestíssimo, dos amigos Alexandre e Henrique, prepara o já tradicional concurso de pizzas para amadores.
Pois bem, neste ano, aconteceu no dia 17/07 e, depois de comentar com o Alexandre, desde duas edições anteriores, que o vinho não poderia faltar com as pizzas, tivemos o concurso deste ano, agora também com notas dos jurados para a melhor harmonização com vinhos.
Para esse julgamento, fomos convidados o Eugênio Echeverria da Wine School, e este humilde servidor dos vinhos que ora escreve.
Foram momentos de alegria e descontração entre os participantes, ao se inscreverem, mandavam a recita do recheio da massa, que foi a mesma para todos, e fornecida pela Prestíssimo.
Para entender como a harmonização seria levada a cabo, os vinhos eram todos das novas linhas Seleção e Almadém da Miolo, e os participantes indicavam qual o que melhor se compatibilizaria.
Como resultado final tivemos a grata surpresa de que o ganhador da melhor receita, apresentação e sabor, também o foi como a melhor harmonização: o chef? Emerson Donadon, apaixonado pela gastronomia, e “virgem” em concursos e certames desta natureza.
Sua receita é a releitura da famosa Margherita, que segue abaixo, e o vinho o da Miolo Seleção Rose, corte das uvas Cabernet Sauvignon/ Tempranillo.
Parabéns Emerson, os amigos da Prestíssimo e aos outros participantes, ao final, todos nós saímos ganhando.
Pizza Margherita com Pesto de Manjericão
1 caixa de Tomates sweet grape cortados ao meio
folhas de manjericão
Queijo mussarela
Queijo parmesão
molho de tomate (faça seu molho com tomates sem pele e batidos rapidamente no liquidificador, deixe ferver por pelo menos 15 min para evoluir um pouco o sabor e coloque um pouco de sal)
pesto de manjericão (bata folhas de manjericão com azeite ou misture num pilão, com um pouco de parmesão ralado finamente e uma pitada de sal)
Para a montagem da pizza, disponha o molho de tomate, em seguida uma fina camada de mussarela, disponha os tomatinhos com o lado cortado para baixo e rale na hora um bom queijo parmesão e leve ao forno. Quando a pizza estiver assada, retire do forno e despeje o pesto de manjericão, e enfeite com folhas de manjericão e se quiser azeitonas portuguesas miúdas. Sirva com um azeite italiano e se quiser uma sugestão de harmonização é Chianti, com a clássica e agora testado o Seleção Rose da Miolo.
Resolvi postar só agora, para maior repercussão do fato, já que o Emerson também é blogueiro, e nada mais justo que ele tivesse a primazia da notícia!
Prestíssimo
http://www.prestissimo.com.br/
Miolo
http://www.miolo.com.br/
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

2 comentários:

Emerson Donadon disse...

Álvaro, fico muito honrado pelo seu post e agradeço mais ainda, pois se não fosse por você eu não saberia do concurso.
Muito obrigado!

Álvaro Cézar Galvão disse...

Emerson, o mérito é todo seu.
Ademais, o subtítulo do DivinoGuia é :"UM NOVO OLHAR SOBE TUDO O QUE LHE CAUSA PRAZER"e sinto eu mesmo este enorme prazer em falar de gastronomia, de vinhos, que são feitos pelas pessoas meu amigo,isto é o que verdadeiramente importa.
Obrigado pelas palavras elogiosas.
Abraços de luz
Álvaro Cézar Galvão