quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Direto da Espanha para o DivinoGuia


Meninas e meninos,
Direto de Santiago de Compostela-Chantada-Galicia-Espanha; em uma pousada rural medieval , sem muitos recursos de web, segue uma importante prova que todos nòs amantes dos vinhos esperamos com ansiedadade
Especialistas elegem os “50 Melhores Vinhos Portugueses para o Brasil”
Lançamento acontecerá nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro

Dois dos principais jornalistas especializados em vinhos, o brasileiro Marcelo Copello e o inglês Charles Metcalfe, percorreram diversas vinícolas portuguesas com o objetivo de eleger os 50 melhores vinhos de Portugal para o público brasileiro. O projeto foi desenvolvido pela ViniPortugal, maior entidade representativa dos produtores de vinhos portugueses e seu lançamento está marcado para às 16h30m, do próximo dia 09, no Iate Clube, em Higienópolis, São Paulo. No dia 11 será a vez do público carioca conhecer a lista de vinhos, no mesmo horário, no Iate Clube, na Urca.
Segundo o presidente da ViniPortugal, Francisco Borba, a iniciativa pretende mostrar ao consumidor brasileiro a multiplicidade das castas, a excelência e diversidade dos vinhos produzidos em terras portuguesas. “Queremos conquistar mais espaço no mercado brasileiro, que tem demonstrado muita sofisticação na relação com os vinhos”, afirma e informa que os 50 melhores vinhos portugueses para o mercado brasileiro estarão registrados em edição especial que será presenteada aos participantes do evento.

Marcelo Copello e Charles Metcalfe degustaram 1.500 vinhos de dez regiões, num percurso de dois mil quilômetros, em quatro visitas a Portugal, com o objetivo de eleger os 50 que na opinião dos especialistas são os melhores. Para estabelecer essa lista eles seguiram alguns critérios como a representatividade regional do vinho, por exemplo. Dos 50 vinhos eleitos, 36 são tintos, 11 são brancos, dois são doces e um é espumante. “São 40 tops e dez melhores compras. Chegamos a fazer 100 provas por dia e a maior dificuldade foi escolher apenas um vinho de produtores que tinham ótimas opções. A grande surpresa ficou por conta da excelente qualidade dos vinhos brancos”, conta Marcelo Copello.

Na opinião de Charles Metcalfe, que já havia escolhido os melhores vinhos portugueses para o Reino Unidos, o projeto 50 Melhores Vinhos Portugueses para o mercado brasileiro foi uma brilhante ideia. “Faço provas de vinhos portugueses há quase 30 anos e nesse trabalho alguns vinhos me surpreenderam de uma forma especial, mas só vou revelar o nome deles no dia do evento”, afirma o jornalista inglês fazendo suspense.

Programação

Tanto em São Paulo como no Rio de Janeiro os 50 vinhos serão apresentados por Marcelo Copello e Charles Metcalfe. Para os mais curiosos os especialistas irão apresentar alguns dos 50 em “provas às cegas” nas seguintes palestras:

1. Brancos - das 17h15m às 18 horas.
2. Douro vs Alentejo - das 19 horas às 19h45m
3. Novidades! - das 20h15m às 21 horas.

Os jurados

Marcelo Copello é um dos principais formadores de opinião da indústria do vinho no Brasil. Eleito em 2009 como “best journalist” e “the most influential wine journalist” pela revista Meininger´s Wine Business International, a mais respeitada publicação mundial dedicada aos negócios do vinho. Colaborador de diversos veículos de imprensa, autor de quatro livros de sucesso e palestrante requisitado, Copello é totalmente isento, não mantendo relação comercial com importadoras, vinícolas, lojas ou quaisquer empresas que comercializem vinhos.

Charles Metcalfe é um dos críticos de vinhos mais conhecidos da Grã-Bretanha. Durante 12 anos foi apresentador de bebidas em "This Morning", com Richard e Judy o que o tornou popular no país. É co-autor, junto com a esposa Kathryn McWhirter, do guia 'The Wine & Food Lover's Guide to Portugal", que conquistou em 2008 o título “Louis Roederer International Wine Book of the Year Award”. Charles acumula o cargo de co-presidente do International Wine Challenge, principal entidade mundial promotora de concursos de vinhos.

A ViniPortugal
Fundada em 1997, a ViniPortugal é uma associação interprofissional, sem fins lucrativos, que tem como objetivo a promoção da imagem dos vinhos, aguardentes e vinagres portugueses no mercado interno e nos mercados externos definidos como prioritários – a exemplo do Brasil. A entidade agrupa estruturas associadas e organizações ligadas ao comércio, à produção, cooperativas, destiladores, agricultores, regiões demarcadas e ao Estado
DSECULPEM A PONTUAÇAO, ESTPU NUM TECLADO GALEGO!
Até o próximo brinde!

Alvaro Cezar Galvao.

4 comentários:

Confraria2panas disse...

Álvaro,

Meus parabéns pela viagem e por favor nos brinde com seus posts desta experiência.

Um abraço,
Evandro
Confraria2panas

peter disse...

Alvaro,...
Bom Passeio pela Espanha nao esqueça de trazer uma moeda de 2 EUROS para mim se for Possivel.

Nesta sexta dia 05/11/2010 tera um evento especial da MIOLO la no Wal Mart com a Nalva.

Abraços

Álvaro Cézar Galvão disse...

Legal, hoje alem do trabalho com produtores de Chantada, vou navegar pelo rio Mnho....
Abraços de luz

Álvaro Cézar Galvão disse...

Eavndro, a correria è grande, mas já engordei uns 5 Kg....
Vinhos da Galicia e comida idem
Obrigado
Abraços de luz