quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Muga Branco, vinho para o dia a dia e para as festas de final de ano.


Meninas e meninos,
Tenho sempre alertado para que nossa atenção de direcione para o consumo maior de vinhos brancos, espumantes e rosados devido ao nosso clima tropical.
No Brasil, infelizmente quase não se consomem vinhos, e pior, desta quase nula indicação de consumo, os vinhos brancos, não passam de meras estatísticas nas casas centesimais, já que patinamos há anos nos 2 litros/hab/ano, e que deste índice insignificante, mais de 80% é de consumo de vinhos com uvas não viníferas, o famoso “vinho de garrafão”.
Aqui neste espaço, sempre que degusto um vinho branco, rosado ou espumante digno de nota, lá está ele sendo mostrado.
Em degustação recente com os vinhos da Épice, uma das boas importadoras que temos, as minhas eficientes e lindas amigas, Regiane Nogueira e Patrícia Jota, me chamaram para me mostrar e degustar um ótimo vinho espanhol, de uma uva fantástica a Viura, também conhecida como Macabeo; estou falando do Muga Branco da Bodegas Muga.
É um belo exemplar de Rioja, e que leva no corte algo como 10% de Malvasia, uva aromática, que lhe dá uma complexidade olfativa muito interessante.
Safra 2009 é jovial, refrescante para nossos dias de calor, leve amadeirado, pois fermenta em barricas novas de carvalho francês, e depois permanece sobre as borras das leveduras por cerca de três meses, ganhando complexidades aromática e gustativas.
Muita fruta e floral se sobressaem, mas o fundo amanteigado do carvalho, completa o leque de aromas.
Em boca, ótima acidez, indicando ser ele um bom acompanhamento de gastronomias várias, como frutos do mar, algumas preparações com aves, molhos mais suaves à base de lácteos, queijos de mofo branco, porco assado, e para mim, uma dupla perfeita para as deliciosas e aromáticas morcillas espanholas, pois tem também sutil toque de ervas aromáticas no olfato, assim como as morcillas.
Com 13% de álcool bem equilibrado, só não se deve degustá-lo acima dos 10º/11º C, pois perderá seu frescor, jovialidade e acidez.
Épice
http://www.epice.com.br/
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

2 comentários:

Confraria2panas disse...

Álvaro,

Acredito muito no trabalho desta vinícola, ao meu ver eles tem um dos melhores Rioja Reserva custo x benefício.

Um abraço,
Evandro
Confraria2panas

Álvaro Cézar Galvão disse...

Evandro, obrigado pelo carinho de sempre para com o DivinoGuia.
Este branco é de fato espetacular, assim como outros da casa.

Abraços de luz
Álvaro Cézar Galvão