sábado, 21 de maio de 2011

Guardar anotações sobre os vinhos que se gosta é a melhor saída.




Meninas e meninos,
Um dos problemas que enfrentamos aos degustarmos vinhos, dos quais gostamos ou não, é de nos lembrarmos deles.
Sim, precisamos dar um voto de confiança aos vinhos que ora degustamos e não gostamos pelos mais diversos motivos.
Eu utilizo uma técnica própria, de ao menos degustar três vezes o mesmo vinho em ocasiões diferentes, como costumo dizer; um dia o vinho não está bom, outro dia nós é que não estamos muito bem, então vejamos:
Degusto a primeira vez e gosto, será que gostarei dele em outra ocasião, onde talvez não tenha as mesmas sensações, harmonias como as de companhias, gastronomia?
Então degusto a segunda vez, em dia, hora e ocasião bem diferentes, em se confirmando, creio que posso guardar os apontamentos sobre o vinho.
Degusto a primeira vez e não gosto, será que não gostarei dele em outra ocasião, que talvez não tenha as mesmas sensações, harmonias como as de companhias, gastronomia?
Lembro que hoje em dia é raro o vinho fino de mesa ser muito mau feito, mas acontece, por vezes pela má conservação, rolhas defeituosas etc...
Então degusto a segunda vez, em dia, hora e ocasião bem diferentes, em se confirmando que não gosto, creio que não preciso guardar os apontamentos sobre o vinho.
Mas e se gostar, vou para a terceira vez, para desempatar.
Sabemos que tantos os vinhos mudam, como nós mudamos, dia-a-dia, somos seres vivos.
Para termos apontamentos seguros, precisamos ser organizados, e nada melhor do que termos à mão, um caderno de apontamentos, e é isso que a grande maioria dos degusta dores faz, e para isso, basta termos o cuidado de transcrevermos as nossas impressões com clareza, objetividade e respeito, sim, respeito, pois ninguém quer fazer o pior dos vinhos, todos, dentro de cada proposta enológica, procuram sempre fazer o melhor.
Vindo de encontro, recebi esta semana, das minhas eficientes e lindas amigas Arlene e Carolina, a notícia que já está disponível a segunda edição do Winepocket.
“Um livro para guardar do lado esquerdo do peito. Para anotar os vinhos que você degusta em sua casa, ao lado de amigos, restaurantes, viagens, enfim, em todos os bons momentos de sua vida” dizem elas.
O Winepocket é um livro que contém temperaturas ideais para se degustar um vinho, notas de personalidades e revistas de vinhos, um roteiro completo de degustação e harmonização e, fichas para anotar os vinhos que você degusta.
Arlene Cunha e Carolina Escobar.
Winepocket
11 4702 2777
http://www.winepocket.com.br/

Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

4 comentários:

Gustavo disse...

Prezado Álvaro,
Um prazer receber seu comentário.
Obrigado pela visita.
Sempre estou no Divino Guia acompanhando as novidades.
Grande abraço e bons vinhos,
Gustavo
[Histórias e Vinhos]

Confraria2panas disse...

Grande Álvaro,

Vou contar aqui um fato curioso. Começamos o blog com o intuito de somente colocar as anotações dos vinhos que bebemos e ter como referência. A coisa tomou outras proporcões...

abraço,
Evandro
Confraria2panas

Álvaro Cézar Galvão disse...

Amigo Evandro, o vinho e assim mesmo mágicp, gregário.
Obrigado

Álvaro Cézar Galvão disse...

Gustavo, obrigado e parabéns mais uma vez