quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Sol de Sol, da Zahil é o vinho do ano, pela Prazeres da Mesa

Meninas e meninos,

Recebi o release dsete vinho que já prpvei e realmente é um espetáculo.

O belo Sol de Sol, da Viña Aquitania importado pela Zahil, foi eleito o vinho do ano no ranking da revista Prazeres da Mesa, uma das mais conceituadas publicações de gastronomia do mercado. Sol de Sol é o ícone da vinícola e um dos principais vinhos do Chile e da América do Sul.
É elaborado com uvas Chardonnay do vinhedo mais ao sul do país, em Traiguén, no Vale do Malleco. Possui muito das características dos vinhos de clima frio, apesar de esses vinhedos receberem boas doses de insolação. O solo é vulcânico e argiloso e um vento direto do mar alivia as videiras cansadas de chuva. O vinho é uma explosão de aromas e sabores e mostra evolução a cada safra.

Em 1984, os enólogos de Bordeaux, Bruno Prats e Paul Pontallier, decidiram procurar terras de qualidade para produzir vinhos no Chile. Em conjunto com outro craque, o enólogo Felipe de Solminihac, adquiriram no Vale do Maipo, próximo à cidade de Santiago, um lote de 43 hectares de terras aos pés da Cordilheira dos Andes, onde fundaram o Domaine Paul Bruno, que depois mudou para Viña Aquitania. Recentemente, uniu-se a eles Ghislain de Montgolfier, enólogo da região de Champagne. As videiras de uva tipicamente francesas (principalmente Cabernet Sauvignon) são plantadas em pé-franco, graças à ausência da phylloxera no país e com uma densidade de 1.700 plantas por hectare. Logo depois nascia o desejo de fazer um grande branco e um novo terroir chileno começou a ser procurado.

A revista traz ainda sua lista anual de vinhos com os 100 melhores do ano e o ranking com os vinhos que receberam as melhores notas ao longo das degustações comparativas do ano onde, novamente, a Zahil aparece com seus vinhos em maior quantidade e pontuação superior.

Sobre a Zahil
A Importadora completou 22 anos em maio de 2008 e tem como proprietários os irmãos Antoine Zahil e Serge Zehil. Jorge Lucki atua como consultor da Zahil desde 1999, desenvolvendo uma rigorosa seleção de cerca de 300 vinhos importados de 10 países.

A Zahil tem a exclusividade da importação e distribuição em todo o território nacional de grandes nomes como Casa Ferreirinha, da Sogrape, maior grupo viticultor de Portugal e que produz o ícone Barca Velha; Champagne Drappier; Maison Trimbach, da Alsácia; Domaine Leroy, da Borgonha; Château de Pibarnon, da Provence; Château Clarke, de Bordeaux; Michele Chiarlo, do Piemonte, na Itália; Bodegas Salentein e Rutini, da Argentina; La Rioja Alta, da Espanha, entre outros.

Zahil
Rua Manoel Guedes, 294 - Itaim. Tel.: (11) 3071-2900.
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

3 comentários:

Chiquinho Badaró disse...

Na realidade o Sol de Sol, não é produzido na área perto de Santiago.Participei de uma degustação de vinhos da Zahil aqui em Belo Horizonte ano passado , e Felipe, nos contou, que todas as uvas para a produção específicamente do Sol, vem de uma fazenda do sogro dele(nós até brincamos que o vinho deveria se chamar Sol do Sogro), em Casablanca.Nos contou tbm que , já estão plantando nessa área uvas para outros vinhos que querem produzir, como Pinot, mas tudo ainda experimental.A sol recebeu uma nota altíssima de avalição, por isso não se acha mas essa safra, que embora custando caro, se esgotou

Chiquinho Badaró disse...

Desculpe, me confundi, o Maleco faz parte do Bio Bio, não de casablanca.
abs

Álvaro Cézar Galvão disse...

Não se preocupe Badaró, enganos com o vinho são normais, até porque são tantas as opções, e tão parecidas que temos mesmo estes momentosde lapso.
Que bom que gostou, pois quando falo que eu gostei, é pessoal é claro, mas também falo sempre da análise técnica que se faz, tentando deixar de lado o gosto pessoal.
Abraços de luz
Álvaro Cézar Galvão