sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Degustação de vinhos Portugueses:Mais uma ótima experiência

Meninas e meninos,
Para que fiquem com água na boca, ontem estive em uma degustação de vinhos Portugueses de duas das mais respeitadas casas: Herdade do Esporão e Quinta do Crasto.
O evento aconteceu na bela casa onde o Consulado Geral de Portugal de São Paulo tem sua sede, e a sempre eficiente e linda Fernanda Fonseca, convidou jornalistas, sommeliers, empresários do ramo, para degustarem alguns dos exemplares destas vinícolas.
Eu, e vários outros amigos da mídia passamos por uma experiência muita rica, que foi a degustação vertical de algumas safras do Quinta do Crasto Reserva Vinhas Velhas, cuja safra de 2005 foi eleita pela WS, como o 3º melhor vinho de 2008. Este foi o primeiro vinho Português a figurar entre os dez primeiros na lista dos Top 100.
A amiga Carolina Lousinha do AICEP, nos deu a honra de participar conosco desta vertical.
Provamos as safras de 2001; 2002; 2003; 2004; 2005; 2006 e 2007.
Para resumir, todas elas são muito boas e equilibradas, e gosto é muito pessoal, mas a que mais gostei foi a safra de 2003 com um aroma encantador de alcaçuz, bala de café e frutas maduras, com floral presente e tabaco, explosivo na boca, co muito corpo e delicado equlibrio entre o álcool de 14,5%,taninos e acidez.
O mais gastronômico, apesar da idade é a safra de 2001, e a safra de 2005, que ganhou o 3º na WS, foi meu segundo melhor vinho da vertical.

Mas quero aproveitar e falar também de um Late Harvest que degustei pela primeira vez: o Herdade do Esporão Late Harvest 2008.
Equilíbrio entre acidez e dulçor no ponto certo, vinificado com a uva Semillon, no nariz é acentuado o floral e fruta cítrica, lembrando marmelo em calda, o que se confirma na boca.
Tem potentes 14,5% de álcool, tornando-o próprio para harmonizações com petiscos mais gordurosos.
Quinta do Crasto e Herdade do Esporão são trazidos por:
Qualimpor Importadora
http://www.qualimpor.com.br/
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

2 comentários:

Arthur Oliveira disse...

Oi Álvaro,

Tudo bem?!!!

Lí seu artigo no Jornal Vinho & Cia. Excelente!

Parabéns por sábias palavras!

Abraço,

Arthur Oliveira

Álvaro Cézar Galvão disse...

Obrigado Arthur, mas elogios de amigos não valem.
De todo o modo, mais uma vez obrigado, pois é meu trabalho transmitir dados e opiniões aos leitores.
Abraços de luz e calor
Álvaro Cézar Galvão