segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Brigadeiro Piva fala sobre a CAVE- A 2ª confraria mais antiga do Brasil

Meninas e meninos,
Conheci o Brigadeiro Hugo Piva na inauguração da nova loja da Expand anexa ao Bar des Arts Shopping Higienópolis.Uma ilustra pessoa que me causou um grande impacto, tanto pela inteligência e por sua postura, quanto pelo seu interesse em vinhos, gastronomia e cultura, que evidentemente estão ligados, sem falar da sua importância nos projetos aeroespaciais Brasileiros.
Fundador de uma confraria a CAVE, que é a segunda em idade de fundação no Brasil, só perde para a SBAV-Sociedade Brasileira dos Amigos do Vinho.
Queria fazer uma matéria sobre a CAVE, mas resolvi postar o que recebi do brigadeiro, pois fala por si só.
Segue na íntegra a carta e o histórico que o Brigadeiro Piva me enviou via e-mail:

“Prezado Cézar,
Gostei muito do nosso papo na inauguração da nova loja da EXPAND em Higienópolis.
A nossa CAVE continua muito bem, e vamos fazer a nossa 28ª Ceia Natalina no dia 04 de dezembro.Já estamos no nosso 28º ano e continuamos cada vez mais pujantes. O número de sócios continua por volta de 100, embora haja sempre uma rotatividade. Nós nos preocupamos com a qualidade e não a quantidade, e este tem sido o motivo do nosso sucesso.
A CAVE foi fundada em 1982 e é a segunda mais antiga do Brasil. Os nossos eventos têm sido sempre muito animados, com bastante conteúdo técnico e cultural, boas comidas e, é claro, bons vinhos.
Damos muita ênfase à enologia, mas sempre demos também bastante atenção à gastronomia e à cultura, as quais estiveram estreitamente ligadas ao vinho nestes últimos dez mil anos.
Além desse equilíbrio enológico, gastronômico e cultural, os nossos confrades têm valorizado muito o convívio social. E esses fatores têm sido vividos com grande intensidade, fazendo das nossas reuniões alegres e memoráveis festas que têm se renovado todos os meses nestes 27 anos de atividade.
Segue anexo um pequeno histórico da nossa Confraria.
Um forte abraço
Brigadeiro Piva
CAVE – PEQUENO HISTÓRICO
Em 1982 o gerente do Hotel Urupema, em São José dos Campos, era um francês, Dominique Contant. Ele e a sua esposa Alcione eram apreciadores e conhecedores de vinho e de gastronomia e organizaram um seminário de enologia que foi bastante concorrido e muito animado. Esse seminário teve um grande apoio da então recém formada SBAV - Sociedade Brasileira dos Amigos do Vinho que reunia muitos dos principais enófilos e sommeliers de São Paulo.
Animados pelo sucesso do seminário e ajudados pelo grande apoio do pessoal da SBAV, um grupo de entusiastas resolveu formar também em São José dos Campos uma confraria de apreciadores do abençoado néctar. Nascia então a nossa CAVE em outubro de 1982 com trinta e um sócios fundadores.
A nossa primeira reunião foi nesse mesmo mês de Outubro, e a palestra foi proferida pelo grande conhecedor de vinhos, respeitado internacionalmente, Carlos Cabral de Melo, um dos fundadores da SBAV.
Houve grande interesse pela Confraria e o quadro social aumentou rapidamente, estabilizando-se em torno de uma centena. Não quisemos aumentar mais, pois o atendimento que precisa ser dado aos participantes, e os recursos logísticos disponíveis, não permitem um número maior de associados.
Dos 31 fundadores, três deles continuam até hoje participando ativamente da nossa CAVE. São eles: Clélio Marcondes, que tem ocupado vários cargos na Diretoria; Lucila Junqueira Piva, que tem assegurado sempre a qualidade e apresentação dos nossos jantares; e Hugo de Oliveira Piva, o eterno Presidente.
O formato das reuniões variou ao longo dos anos, principalmente nos primeiros meses, mas o foco sempre foi o vinho e a gastronomia, com bastante ênfase também na parte cultural. O convívio social agradável, descontraído e com muita alegria foi uma conseqüência feliz de todos esses fatores.
O vinho, a gastronomia, a cultura e o alegre convívio social têm sido as nossas prioridades por todos esses anos.
O vinho é o objetivo principal, mas ele precisa da comida, com a qual tem uma relação muito estreita, de modo que a gastronomia também tornou-se obrigatória.
A cultura é muito ligada ao vinho, pois este sempre esteve presente nos círculos mais adiantados e evoluídos em todas as civilizações desde a sua descoberta, provavelmente no Cáucaso ou na Pérsia, de onde emigrou para as elites mais desenvolvidas da Mesopotâmia, e dali para o Egito, a Grécia, Roma, Europa e o mundo.
O convívio social não poderia deixar de ser intenso e muito agradável, dadas as demais condições catalisadas pelo vinho.
E assim tem sido a nossa CAVE.
Fazemos onze reuniões por ano, pois damos folga para a Lucila em janeiro, Só deixamos de realizar uma única reunião nestes primeiros anos da nossa história que ainda será longa, alegre e muito fecunda. Realizamos também oito seminários para difundir a cultura do vinho, cada um com duas seções de quatro horas e um jantar de encerramento.
As reuniões mensais constam de uma palestra, degustação e jantar, todos sobre o mesmo tema. Têm sido festas memoráveis, cheias de cultura, animação e alegria, onde o foco sempre é o vinho e uma comida bem harmonizada.
Mas nós não poderíamos ter chegado até aqui se não tivéssemos tido importante ajuda de inúmeras pessoas e instituições. Não vou enumerar todos os que nos têm ajudado, mas preciso citar dois.
A EXPAND que nos tem auxiliado na escolha dos vinhos e os tem fornecido a preços especialíssimos, alem de nos cederem de graça os seus experts e sommeliers sempre que precisamos de palestrantes, tanto nas reuniões mensais como nos seminários.
A SBAV - SOCIEDADE BRASILEIRA DOS AMIGOS DO VINHO cujo apoio foi essencial no primeiro ano da nossa existência.
Esses são os nossos grandes beneméritos, sem os quais teria sido muito mais difícil a nossa jornada até aqui.
Mas a grande força da CAVE tem sido sempre o seu quadro social. São os Confrades, Confreiras e os seus convidados que têm mantido viva a nossa chama com o seu entusiasmo, animação, prestígio e assiduidade. ESSA TEM SIDO, SEM DÚVIDA, A NOSSA MAIOR RIQUEZA”.
Hugo de Oliveira Piva - Presidente
São José dos Campos, 25 de Novembro de 2009.
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: