terça-feira, 30 de março de 2010

Páscoa Solidária é mais SABOROSA!


Meninas e meninos,
Com a celebração da Páscoa se aproximando, convido-os à reflexão, de que é muito mais importante SER do que TER.

Trocar presentes, nada mais é do que a maneira comercial de dizer que é dando que se recebe. Dar e receber, não no contexto comercial, mas sim no mais amplo; ofertar a alguém que não tenha, aquilo que podemos. Não precisa necessariamente ser nada material, pode e muitas das vezes é muito mais importante, dar de si para outrem, dar afeto, companhia, amor e compreensão.
Na Páscoa, é comum a prática de pintarem-se ovos cozidos, decorando-os com desenhos e formas abstratas. Em grande parte dos países ainda é um costume comum, embora que em outros, os ovos tenham sido substituídos por ovos de chocolate. Antes, este costume é uma alusão a antigos rituais pagãos. Eostre ou Ostera é a deusa da fertilidade e do renascimento na mitologia anglo-saxã, na mitologia nórdica e mitologia germânica. A primavera, lebres e ovos pintados com runas eram os símbolos da fertilidade e renovação a ela associados.
A lebre (e não um coelho) era seu símbolo. A lebre de Eostre pode ser vista na Lua cheia e, portanto, era naturalmente associada à Lua e às deusas lunares da fertilidade. De seus cultos pagãos originou-se a Páscoa (Easter, em inglês e Ostern em alemão), que foi absorvida e misturada pelas comemorações judaico-cristãs. Os antigos povos nórdicos comemoravam o festival de Eostre no dia 30 de Março. Eostre ou Ostera (no alemão mais antigo) significa “a Deusa da Aurora” (ou novamente, o planeta Vênus). É uma Deusa anglo-saxã, teutônica, da Primavera, da Ressurreição e do Renascimento.
Por falar em lebre ou coelho e sua representação pascal com os ovos de chocolate, postei faz alguns dias sobre a visita que fiz à fantástica fábrica de chocolates da Ofner; pois não é que aqueles ovos imensos que vi serem embrulhados, serão destinados ao GRAACC-Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer?
Assim, ela destinará parte das vendas dos ovos de Páscoa para produzir um ovo gigante que será entregue no GRAACC, vejam mais:
Esse é o 2º ano que a Ofner faz parceria com o GRAACC para a Páscoa Solidária. O resultado desta ação dará ao GRAACC um ovo de 175kg e outro 80kg.
Um ovo será distribuído para pacientes e visitantes do GRAACC. Já o outro ovo e seus bombons serão divididos em saquinhos, que poderão ser adquiridos por R$ 5,00 cada. A renda será totalmente revertida para a Brinquedoteca repor seu acervo de brinquedos, livros e DVDs.
Ou seja, ao comprar um Ovo de Páscoa da Ofner, você não apenas vai se deliciar comendo chocolate, como também estará ajudando a tornar a Páscoa de muitas crianças muito mais alegre.

Na foto tirada na Ofner, vemos uma metade do ovo de 175 Kg na prateleira, esperando sua outra metade e o recheio, para posterior embalagem.
GRAACC
http://www.graacc.org.br/
Até o próximo brinde!

Álvaro Cezar Galvão

2 comentários:

Unknown disse...

Olá, Cezar.

Como vai? Sou da assessoria de imprensa do Ráscal e estou atualizando nosso mailing de envio de novidades. Gostaríamos de incluir os seus contatos lá. Você poderia nos enviar seu telefone e e-mail?

Segue o meu contato: renatafirace@linhaselaudas.com.br.

Desde já, agradeço a atenção e aguardo o seu retorno.

Abraços,

Renata

Álvaro Cézar Galvão disse...

Renata, te envio em pvt
Beijos de luz