sábado, 7 de maio de 2011

Muscadellu, um Pétillant da Córsega acaba de chegar ao Brasil

Meninas e meninos,
Dia das mães, amanhã, dia 08/05/2011, e o que podemos servir em matéria de vinhos que possam aliar a festividade da data e o gosto das mamães pelos vinhos mais adocicados? Ao menos, lembro que a minha, quando viva só gostava dos mais “docinhos”.
Espumantes são sempre lembrados em datas festivas e comemorativas, eu, particularmente, faço uso destes para todas as ocasiões, as mais e as menos festivas, pois nada melhor para nosso clima tropical, de temperaturas médias acima dos 25º ao longo de nosso imenso território, do que um espumante bem geladinho, claro, na medida certa.
Degustei recentemente, ao lado de uma linda mamãe, o Muscadellu Pétillant-Muscat Blanc,
Um vinho da Córsega, trazido pela Andréa, a mamãe em questão, e seu marido Thierry, pela empresa de ambos, a Empórios Sorio, uma importadora que trabalha com os vinhos desta região francesa.
Mas porque Pétillant?
Por causa da menor quantidade de gás carbônico contido no vinho, pois para ser chamado de espumante, ao menos teríamos que ter mais do que 4 atmosferas, os que têm menos, ao redor de 2atm e até menos, são os Frizantes, Frizantinos e o Petillant.
Não vi a ficha técnica, pois este produto acaba de chegar, e foi direto para a Expovinis, mas deve com certeza, até por causa de seu teor alcoólico 6,5%, ter sido vinificado tal como os Asti espumantes, ou seja, quando se atinge determinado grau alcoólico que o enólogo determina, o processo fermentativo é interrompido, resultando em uma quantidade menor de gás carbônico, já que a fermentação alcoólica não se processou totalmente, e um certo dulçor, resultado dos açúcares não fermentados e não transformados em álcool.
Apesar da menor quantidade de gás, ele se expressa lindamente na taça, aromas característicos das uvas aromáticas, com floral abundante(aquele mel que sentimos das flores do campo), frutas maduras que para mim variaram das cítricas até ao abricot, goiaba branca sutil, e uvas passas. Também observei leve mineral ao fundo, que parece ajudar seu dulçor se equilibrar com a acidez.
Confirma em boca o que olfato já mostrara.
Leve, álcool baixo, refrescante, sugiro degustá-lo um pouco mais resfriado que os espumantes mais alcoólicos, por volta dos 5ºC a 6ºC.
Por todas estas considerações, e lembrando do gosto preferencial de minha mãe, é que associei este vinho às homenagens para o dia das mães amanhã.
Mais um belo produto pra o dia das mães, são os Pétillants Lip’s de Muscat e Lip’s Rose de Pinot Noir
Empório Sorio
http://www.emporiosorio.com.br/


Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

2 comentários:

Andrea disse...

Oi Álvaro, lindo post sobre o nosso Muscadellu. Com certeza ele tem tudo a ver com as mamães, belo, delicado e muito elegante. Nos remete só a coisas boas. Um grande beijo e mais uma vez obrigada pelo carinho. Andrea e Thierry

Álvaro Cézar Galvão disse...

Andrea, lembrei-me realmente de você como linda mamâe e amiga que é.
O vinho é muito bom dentro do padrão dele de gas, até surpreende!
Beijos de luz à famila toda
Álvaro Cézar Galvão