quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Calor à vista? Poggio Dei Gelsi-Vinho branco de qualidade é a alternativa refrescante.

Meninas e meninos,
Continuando mais um pouco sobre a bela mostra de vinhos que a WineBrands realizou com o nome festivo de Wine Lounge, não poderiam faltar vinhos brancos, próprios para nosso clima, e segue a sugestão de um deles, a propósito, teremos mais dentro em breve aqui postados.
Quem gosta de vinhos, sejam Italianos ou não, já ouviu falar de Ricardo Cotarella, um dos enólogos mundialmente conhecidos e reconhecidos, que tem no irmão Renzo, também enólogo reconhecido, seu sócio no empreendimento Azienda Vinícola Falesco.
Localizada na Úmbria, em Montecchio, área adjacente ao Lazio, com 280 ha, os irmãos Cotarella vinificam duas linhas que chamam linha Lazio e linha Úmbria.
O motivo desta postagem é um dos vinhos da linha Lazio.
Recuperando a cepa Roscetto, autóctone branca quase esquecida, e que ampelógrafos dizem ser da família da cepa Greco, vinificam este maravilhoso Poggio Dei Gelsi, corte de 40% Roscetto, 30% Trebbiano e 30% Malvasia, fresco, fácil de gostar, frutas brancas, algo de floral e sutil mineral no olfato.
Em boca confirma as frutas, aparecendo ao fundo algo de ervas finas, acidez boa, equilibrado com 13,5% de álcool, este vinho não passa por madeira, e tem nomenclatura Poggio Dei Gelsi Est! Est!! Est!!! Di Montefiascone DOC.
A estória do Est! Est!! Est!!! tem origem quando um certo Martino, que servia de provador dos melhores vinhos à Johann Defugger, de tão entusiasmado, o classificou com esta expressão, ao encontrar na região de Montefiascone o vinho para seu senhor.
Quem importa a linha de vinhos da Azienda Falesco é a WineBrands Brasil.
http://www.winebrands.com.br/
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: