segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Mais novidades Decanter

Meninas e meninos,
Em mais uma degustação na presença do amigo Guilherme Correa da importadora Decanter, fiquei conhecendo algumas das novidades recém chegadas.
Normalmente eu postaria o branco que mais me agradou, pois acredito que temos clima especial para estes vinhos, mas desta vez, os tintos estavam tão bons, que tenho que menciona o que mais me chamou a atenção.
Mas como sempre os brancos surpreendem, o Arbois Blanc Naturé “Ouillé” 2009 do produtor Domaine Rolet é de se surpreender.
100% Savagnin ou Naturé, como é conhecida no Abois AOC, com 13% de álcool, trás muita fruta madura no olfato, mineral, confirmando em boca o mineral e as frutas como abricó, melão, acidez ótima e longo em persistência.
Após algum tempo abre olivas no olfato.
Passa por 12 meses de barril, mas só cerca de 50% do vinho. Ideal para frutos do mar, massas com molhos bancos à base de manteiga e ou queijos.
O tinto espetacular, não que os outros degustados fossem menores, mas este Château Bouscassé Vieilles Vignes 2004, do Madiram AOC, 100% Tannat e com 14,5% de álcool, do excelente produtor Alain Brumont é realmente digno de ser conhecido.
Aromas balsâmicos, mineral frutado no olfato, que vai se modificando e abrindo mais com o tempo, confirma em boca as frutas, o mineral, algo de especiarias doces, talvez pela passagem pela madeira, onde fica cerca de 16 meses sobre lias finas.
Abrem-se ameixas alcaçuz e mais um longo leque tanto no olfato como em boca, atestando sua complexidade.
Ótima acidez e com taninos, presentes, mas finos, demonstra todo o seu potencial gastronômico, que poder ser tão vasto quanto seus aromas e paladar.
Caças, de pelo e penas, Costela bovina, carnes vermelhas em molhos suculentos, tanto assadas como braseadas também.
Dele são engarrafadas somente 40.000 garrafas.
Também degustei os ótimos vinhos:
Do DOMAINE ROLETt o Cotes du Jura Savagnin 2004
Da DOMINIO DE CAIR o Dominio de Cair 2008
Da MEYER-NÄKEL o Spätburgunder Grosses Gewächs Dernauer Pfarrwingert 2007 Meyer-Nakel
Da ALTAS QUINTAS o Altas Quintas Reserva DO 2005
Da DE SOUSA o De Sousa Cuvée 3A Extra Brut Grand Cru
Decanter
www.decanter.com.br
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: