quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

RESTAURANTE BACALHOEIRO SUA GASTRONOMIA PORTUGUESA, E OS VINHOS VERDES.


Meninas e meninos,
Esta semana começou em grande estilo com um convite da eficiente e linda assessora Malú Abib, da KRP, para almoçar no Restaurante Bacalhoeiro, meu conhecido, e que há algum tempo eu não frequentava.
Continua impecável este restaurante de gastronomia lusitana, encravado na zona leste, no Tatuapé, aliás, o único desta gastronomia no bairro.
Pelas cataplanas e panelas, Francisco Everaldo da Silva, claro, brasileiro, um cearense de origem, mas com experiência vasta em acepipes e coisas tais da terrinha, pois desde seus 17 anos, trabalha em restaurantes de origem lusa, tendo inclusive organizado eventos em parceria com grandes chefs portugueses como Ilda Vinagre, Julia Vinagre e Pedro Nunes.
O Bacalhoeiro tem uma adega de fazer inveja, já minha conhecida e sei, que recheada de preciosidades, nem por isso majoradas em preços.
Para acompanhar o almoço, um Bacalhau à Lagareiro, e também o Polvo na Cataplana da Malú sugeri um vinho verde dos mais corretos, o Muralhas de Monção, para com sua acidez, quebrar o unto do azeite e o açúcar das batatas ao murro, que ficaram sem serem “esmurradas”, pois a beleza do prato e a fome nos impediram desta “selvageria”, sem falar no “tostado” do polvo, que nada mais é do que caramelo, açúcar queimado, como vemos também nas carnes.
Por falar em vinhos verdes, ontem tivemos uma prova com palestra sobre estes emblemáticos vinhos, que será motivo de postagem em uma outra ocasião.
Falando um pouco do vinho que pedi, é um corte tradicional da região dos vinhos verdes, 85% Alvarinho e 15% Trajadura, com aromas frutados lembrando pêras e pêssegos, algo de cítricos também e sutil floral, lembrando flor de laranjeira.
Em boca confirma os cítricos, longo equilibrado, e acompanhou idealmente aos pratos.
Este vinho é importado pela Barrinhas.
Para a sobremesa, sei que eu não devia, mas não resisti ao Bisqui de Figo, só faltou para acompanhar, um vinho Late Harvest ou Porto...

Um pouco do restaurante:
Dividido em Petiscos, Saladas, Sopas, Arroz, Massas, Especialidades de Bacalhau, Peixes & Frutos do Mar, Carnes & Aves e Sobremesas o cardápio da casa segue a risca a tradição portuguesa. O restaurante conta com um forno à lenha, de onde o chef prepara os assados, seguindo a tradição portuguesa e até pães que são servidos no couvert da casa.
Entre as sugestões do chef, destaque para as entradas: “Alheira Aperitivo”, “Lulas ao Tejo”, “Frigideira de Polvo com sal grosso” e “Pasteizinhos de Bacalhau”. Já na sessão Especialidades de Bacalhau – estrela maior do cardápio, há nove opções que levam o peixe, entre elas, a “Bacalhau do Manuel (posta de bacalhau frita no azeite, com brócolis e batata)”, “Bacalhau à Lagareiro com Batatas ao Murro (posta de bacalhau dourada no azeite acompanhado de batatas assadas, alho, cebola, brócolis e azeitonas verdes)” e o tradicional “Bacalhau à Gomes de Sá”. Outros destaques do menu são: “Arroz de Cordeiro à Trás-os-Montes (Cordeiro desossado, refogado com cebola, alho e vinho branco com legumes)”, “Perna de Cordeiro com Feijão Branco (paleta de cordeiro marinada no vinho, cebola, alho, colorau, e assada no forno)”, além de opções de sobremesas como “Pastel de Belém”, “Sericaia do Alentejo” e “Toucinho do Céu”.
Para elaboração do projeto, o arquiteto Otávio Sanctis buscou inspiração nos vinhedos portugueses, entre outras características, que sugerem a autenticidade da casa, como nos grandes arcos entre pilares, ornados com azulejos de estilo português, capacidade para 140 lugares, distribuídos em seis ambientes.
O primeiro é um espaço ao ar livre na fachada da casa, que abriga uma jabuticabeira ao centro e quatro charmosas mesas de vime. O segundo ambiente, é composto por um extenso bar-balcão com 10 cadeiras, uma bela cascata com queda d’água de 4 metros de altura ao fundo e mesas formam área de espera. Priorizando a iluminação natural, Sanctis projetou o pé direito de seis metros de altura e tetos retráteis em quase toda extensão da casa.
O terceiro ambiente, conta com um jardim vertical de 90m², reunindo duas oliveiras de cinco metros de altura, e mesas que ficam debaixo de arcos decorados com azulejos de estilo português. Paralelo a este, do lado direito, está localizada a cozinha da casa, toda aberta à vista do cliente. No quarto espaço um sofá com quatro mesas retangulares, logo após esta área, o quinto ambiente abriga uma pequena biblioteca com acervo de livros de gastronomia e produtos como azeites e vinhos e algumas louças portuguesas. No mesmo espaço, localiza-se a adega climatizada com capacidade para 1800 garrafas. Esta sala será utilizada para eventos de degustação e harmonização de vinhos e azeites, além de permitir a realização de festas corporativas e atividades culturais.
Pensando em agradar também ao público infantil, foi criado um espaço de recreação exclusivo e separado dos demais ambientes. Dentro da área de lazer, as crianças são supervisionadas por monitores e ainda podem se divertir em um playground criado especialmente para a casa. No mesmo espaço existe um fraldário com toda infra-estrutura e conforto para o bebê.
E para o paladar dos pequenos, o chef Everaldo desenvolveu um cardápio para as crianças com três opções: bifinho com arroz e purê, filé de frango com arroz e batata frita, e spaghetti a bolonhesa.
Importadora Barrinhas
http://www.barrinhas.com.br/
Bacalhoeiro
Rua Azevedo Soares, 1580 – Tatuapé.
11 2293-1010
http://www.bacalhoeiro.com.br/
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: