quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Vendas de Vinho do Porto para o Brasil são as mais altas desde 2005


Meninas e meninos,
Recebi esta informação do amigo José Maria Santana, que por sua vez a recebeu do Carlos Soares, responsável de Marketing no Brasil. do IVDP - Instituto dos Vinhos do Douro e Porto.
Antes de comentar sobre um maravilhoso Tawny 20 anos que a Porto Mediterrâneo importa, leiam a íntegra da informação:

“O mercado brasileiro já importou mais vinho do Porto até Outubro, do que em
qualquer dos últimos cinco anos.
As vendas portuguesas de vinho do Porto para o Brasil seguem em alta, com o melhor registro dos últimos cinco anos, de acordo com os dados do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto
(IVDP). Nos primeiros dez meses do ano atingiram 4,47 milhões de Euros, valor que colocou o
mercado brasileiro no "Top 10" de consumidores de vinho do Porto, cujas vendas somaram 279,8 milhões de Euros de Janeiro a Outubro.
No ano passado o Brasil ficou na 11ª posição entre os mercados de consumo do vinho do Porto,
com importações de 4,1 milhões de Euros, ligeiramente abaixo dos 4,4 milhões de Euros
registrados em 2008. As vendas de Janeiro a Outubro de 2010 ficam acima de todos os registros anuais do IVDP, verificados desde 2005.
As exportações deste produto para o Brasil cresceram 43% face a igual período do ano passado,
uma evolução bem acima da subida geral das vendas de vinho do Porto de 6,2%, segundo os
dados do IVDP. Em Portugal, por exemplo, a facturação do vinho do Porto não foi além de um
crescimento de 6,5%, para 37,5 milhões de Euros.
Os dez mercados que este ano têm o maior consumo de vinho do Porto são França (24,4% do
valor total), Portugal (13,3%), Holanda e Bélgica (10,9% cada), Reino Unido (10,6%), Estados Unidos da América (7,2%), Canadá (4,9%), Alemanha (3,7%), Dinamarca (3,2%) e Brasil (1,6%).
O mercado para onde as vendas de vinho do Porto mais estão a crescer este ano é a Rússia (mais
105%), seguida da Dinamarca (98%) e Nova Zelândia (80%).
O IVDP tem procurado dar a conhecer os vinhos portugueses no exterior e no primeiro semestre o Brasil esteve na agenda. Em maio deste ano o IVDP promoveu no Brasil um conjunto de acções de promoção, incluindo duas provas de vinhos do Douro e do Porto no Rio de Janeiro e em Brasília e duas provas comentadas com jantar harmonizado nas mesmas cidades. Em abril as mesmas iniciativas foram levadas a São Paulo e Curitiba”.
Carlos Soares
IVDP - Instituto dos Vinhos do Douro e Porto

Agora o espetacular Tawny Quinta da Prelada 20 anos, que provei:
A VinícolaA Quinta da Prelada situa-se em Vila Seca de Poiares, a poucos quilômetros da cidade de Peso da Régua. A vinícola foi criada no início do século XVII e está com a família Magalhães e Silva há cinco gerações. Nas quatro primeiras gerações, ocupavam-se de produzir uvas e vinhos para vender às grandes marcas de vinho do Porto.Existem formas distintas de se vinificar o vinho no Douro. A tradicional é elaborada em lagar, um recipiente de pedra largo e pouco profundo que produz vinhos com maior extração de cor e taninos, o que lhes confere, de uma forma geral, um bom potencial de envelhecimento. Por outro lado, existe uma mais moderna, que utiliza cubas de inox com controle de temperatura, produzindo vinhos mais elegantes e onde os aromas são mais bem preservados. Para atingir uma maior complexidade nos vinhos produzidos, a Quinta da Prelada usa ambos os métodos de vinificação, e é um produtor de pequeno porte, possui 60 hectares de vinhedos, com a altitude variando entre os 250 e os 450 metros. A idade média das vinhas é de 30 anos, sendo 90% de variedades tintas e 10% de variedades brancas. Dos 60 hectares de vinhedos, dois deles são formados por vinhas antigas, onde as castas encontram-se misturadas, na forma tradicional. Já nos novos sistemas de vinha estas estão separadas por parcelas com as castas tintas Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinta Barroca, Sousão, Tinto Cão, Tinta Amarela e Touriga Nacional e as castas brancas Malvasia Fina, Viosinho, Rabigato e Gouveio.Ao longo do envelhecimento por oxidação, o vinho perde a aspereza devida ao amaciamento dos taninos, desenvolvendo-se admiráveis aromas, ricos e complexos. As variações cromáticas durante o envelhecimento oxidativo são também muito acentuadas. A cor intensa dos vinhos novos sofre uma evolução gradual, passando pelas nuances Tinto-alouradas, para terminar na cor alourada dos Tawny velhos.
Quinta da Prelada 20 anos, um Porto Tawny que todos devem provar ao menos uma vez na vida!
Vinificado com as castas Tinta Amarela, Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz Temg graduação alcoólica de19,5%, com acidez de 4,73 g/l o que lhe confere o prazer de se degustar sem ser enjoativo devido ao seu teor de açúcar de 106,3 g/l
Como a maioria dos Tawny, para harmonizar, o melhor é com sobremesas a base de nozes ou avelãs, ou outras frutas secas, Bolos de frutas, com figos, passas, pudins não exageradamente doces, sorvetes.
Para melhor aproveitar seu potencial, degustá-lo ao redor dos 15 a 18º C.
Porto Mediterrâneo
http://www.portomediterraneo.com.br/
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: