quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Como Degustar Vinhos, por Jancis Robinson


Meninas e meninos
Normalmente tudo o que posto aqui, ou quase tudo, tem o meu testemunhal.
Há determinados assuntos que eu não abro mão disso, principalmente quando se trata de degustações ou de vinhos, de cervejas, bebidas destiladas, cafés, gastronomias e com as viagens, mas em outros, e dependendo da indicação, não vejo porque não fazer a coluna.
É o caso do lançamento de livros, os quais, quando conheço o conteúdo, o autor, ou me são indicados, escrevo sobre eles, não opinando, mas indicando ser uma literatura digna de se ter ao alcance das mãos e estudos.
Pois bem, agora vejo que a degustadora e crítica de vinhos, Jancis Robinson, que como eu, tem formação acadêmica muito diversa do trabalho com vinhos, eu engenheiro, ela filósofa, reconhecida mundialmente como personalidade no assunto, está, através de uma editora de respeito, lançando um livro que acredito possa ajudar em muito aos iniciantes e amantes dos vinhos.
Eu, em breve o lerei, podem ter a certeza!
Vejam release:
UM LIVRO PARA OS SEDENTOS
Como Degustar Vinhos guia escrito por uma das maiores autoridades mundiais em vinhos, a inglesa Jancis Robinson, consultora oficial da adega do Palácio de Buckingham e primeira enóloga fora do circuito de vinicultores a receber o prestigioso título de Master of Wine, em 1984.
Abrangente, o livro passeia pela história do vinho, esclarece como fatores diversos (do clima ao tamanho da garrafa) agem sobre o sabor e revela truques sobre como servir e beber, a fim de que a pessoa consiga extrair o máximo de prazer de cada taça. Tudo isso é acompanhado de uma série de exercícios práticos, a maioria deles relacionados à arte da degustação. Mestra inventiva, Jancis chega a incluir algumas atividades heterodoxas para o leitor-aprendiz testar seu paladar, como experimentar pasta de dentes ou sorver vinho em xícara.
Em cada exercício prático, a autora indica exemplos de vinhos próprios para a degustação sugerida – muitos deles podem ser encontrados com razoável facilidade e, quando possível, são listados exemplares não muito caros. Segundo Jancis, tais exercícios permitem que o leitor, já à altura do meio do curso, consiga distinguir um Chardonnnay de um Sauvignon Blanc, por exemplo. Não por acaso, o livro dedica atenção especial ao fator mais importante e reconhecível da degustação: a variedade da uva predominante do vinho. O trajeto pelas matérias-primas começa pelas uvas que fazem o vinho branco, adentra pelo mundo dos tintos e se estende pelo universo dos espumantes e dos vinhos fortificados, como o porto.
Ao longo dessa viagem, o leitor é convidado a provar diferentes rótulos da mesma variedade de uva – para, no passo seguinte, experimentar exemplares produzidos em climas muito diferentes, por exemplo. Demonstrações sobre como determinadas combinações de pratos e vinhos não funcionam, sugestões para futuros exercícios de degustação e um sintético glossário que decifra o jargão dos enólogos para os leigos completam a obra.

Título: Como degustar vinhos
Autor: Jancis Robinson
Editora: Globo
Site: http://www.globolivros.com.br/
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: