quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Limoux é AOC.- Apellation d'Origine Controlée e o Blanquette é o primeiro.


Meninas e meninos,
Pensam alguns que o Champagne foi o primeiro vinho espumante da França certo?
Não, não está certo, pois pode ter sido o Champagne o mais conhecido, mas os primeiros espumantes da França provêm da região sul do pais, mais precisamente de Limoux- Langedoc-Roussillon, e são delicados, leves, frescos e fáceis de beber.
Leiam a história sobre verdadeiro criador do espumante:
Em 1531, um século antes de Dom Perignon “inventar” o Champagne, os monges (sempre eles) Beneditinos da Abadia de Saint Hilaire, na região de Limoux, no sul da França, produziram o primeiro espumante do mundo. O senhor da região, o Sieur d´Arques, costumava comemorar suas vitórias com esse vinho. Assim nasceu a Blanquette de Limoux, hoje um dos espumantes mais apreciados na França e no mundo.
Bem, como estou dando ênfase aos vinhos que para estes dias terrivelmente calorentos são os mais indicados, respeitando sempre os gostos de cada um, é claro, os espumantes são tudo o que pedimos para nos refrescar.
Não só para entradas e petiscos, mas podem e devem acompanhar gastronomias várias, mas lembre-se, para que tenhamos harmonia, temos que respeitar tipos tanto do vinho, como da comida.
A Blanquette é vinificada tal qual o Champagne, ou seja, a segunda fermentação é na garrafa, podendo ser tão leve e fresco, como mais sisudo e de guarda.
Um bom exemplo é o Première Bulle Brut Fuchsia 2007, um espumante blanc de blanc ou seja, branco de uvas brancas.
Corte de uma uva a Mauzac(90%), autóctone de Limoux e algo rara, Chenin Blanc(5%) e Chardonnay.
Muito vivo em boca, com ótima acidez e equilíbrio, tem 12,5% de álcool.
Para harmonização, queijos de toque ácido como os de cabra, os de mofo branco também não se intimidam, frutos do mar mais delicados, massas ao vôngole ou lulas.
Quem traz este.vinho é a Winery Import, dos amigos Leandro, Raquel e companhia, e
Eu degustei este vinho faz uns dois anos, quando a Winey promoveu uma mostra de seus vinhos do sul da França na SBAV-Sociedade Brasileira de Amigos do Vinho.
Winery
http://www.winery.com/
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: