sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Vinhos Domaine Clavel agradam.

Meninas e meninos,
Esta semana tive uma experiência pouco ortodoxa, em matéria de degustar vinhos.
Fui selecionado para provar vinhos do sul da França, mais especificamente Cotes du Rhône.
Quem estava incumbida desta tarefa, a Arlete Lewis, e por ser amiga dos produtores, me procurou querendo saber se estava disposto a degustar alguns vinhos que trouxera para uma primeira impressão, e que depois seriam o ponto de partida de uma primeira importação ao Brasil.
Claro que já passei por esta etapa em algumas situações, mas o local escolhido, até creio eu por ser mais economicamente viável, foi o stand de um lançamento imobiliário comercial.
Mas vamos ao que interessa, pois após algum tempo, chegaram dois amigos para a mesma tarefa, o Emilio Santoro do Portal dos Vinhos e o Evandro Silva da confraria e blog 2 panas.
Degustamos vários vinhos de algumas das linhas do Domaine Clavel, vinícola em Saint Gervais-Valée Du Rhône.
Linhas:
Régulus
Syrius
Cordélia
Lê Domaine Clavel
Les 100%
Como é sabido, os vinhos frescos e mais leves são de cortes com uvas da região como a Syrah; Grenache; Carignan; Cinsault para os tintos e Viognier e Roussane para os brancos.
Também têm Merlot e Chardonnay como varietais, mas estes não provamos.
Na linha Les 100% todos os vinhos provados e aprovados, já que é a linha mais top, todos são tintos e varietais.
Como ainda não os encontramos por aqui, vou me deter a falar sobre os que mais gostei:
-Régulus Cotes du Rhône Red 2007- com 13,5% de álcool e 50% Grenache ; 20% Syrah ; 15% Cinsault e 15% Carignan, perfumado, atraente, fresco e fácil de beber.
Les 100% Cotes du Rhône Villages Saint Gervais Reboussié Syrah 2005, potente, gostoso e frutado, com bom equilibrio.
Mas o que me chamou muito a atenção foi o branco Les Domaine Clavel Cotes du Rhône Saint Gervais White 2008, com 13,5 de álcool, 50% Viognier e 50% Roussane, equilibrado, muito aromático, não parava de demonstrar em taça aromas vários, de mel, de frutas maduras, de floral, baunilha do barril.
Em boca confirmava o frutado, o adocicado do mel, sem ser doce, longo, ótima acidez, o indicando para gastronomias variadas.
Bravo Arlete, mesmo sem saber nada de vinhos, segundo ela, a não ser degustá-los periodicamente, você cumpriu bravamente com sua missão.
Conte sempre comigo!
Domaine Clavel
http://www.domaineclavel.com/
Até o próximo brinde !

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: