quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Torta do Bosque do Chef Jean-Claude-IRRESISTÍVEL



Meninas e meninos
Quando estive a primeira vez na Fazenda Baronesa Von Leithner, um complexo lindo, onde em sua sede se localiza o Café & Empório da Baronesa, um Bistrô, a plantação de berries, fiquei entusiasmado com o que vi, e me tornei frequentador, sempre que vou à cidade paulista de Campos do Jordão.
Farei uma postagem mais específica oportunamente, pois a primeira matéria, a fiz quando o DivinoGuia ainda era um site, o qual não tenho acesso.
Mas o que me convida a postar agora é uma torta maravilhosa, aproveitando a colheita das frutas vermelhas, e sua harmonização com os vinhos de sobremesa da carta do recente Casa da Baronesa, que não fica no complexo descrito acima, mas no centro de Capivari.
Até o final de março, a Fazenda Baronesa Von Leithner de Campos do Jordão apresenta o Festival da Colheita de Frutas Vermelhas, com um cardápio especialmente desenvolvido pelo Chef Jean-Claude, que me autoriza publicar sua deliciosa receita, dando ênfase às frutas vermelhas colhidas na Fazenda.
TORTA DO BOSQUE

Ingredientes:
1 pacote de bolachas maisena
90 gr de manteiga sem sal
1 peça de ricota(1/2k)
1 pote de queijo mascarpone(390gr)
200ml de creme de leite fresco
1 xícara de açúcar refinado
1 colher de chá de essência de baunilha
16 gr de gelatina em pó sem sabor diluída em 5 colheres de sopa de água.
Frutas vermelhas: poderão ser utilizadas amoras frescas, framboesas frescas, Blueberry (mirtillo) fresco e morangos.

Preparação da base da torta:
Triturar as bolachas no liquidificador até formar um pó fino. Misturar numa vasilha o pó e a manteiga com consistência de pomada, o resultado deve ser tipo uma farofa úmida. Forrar com essa mistura, uma forma de bolo de fundo falso, repartir por igual e comprimir com a mão. Reservar.

Preparação do creme de ricota/mascarpone:
Peneirar a ricota numa peneira fina. Acrescentar o açúcar e depois o creme de leite fresco. Misturar bem e só então acrescentar o mascarpone e a baunilha deve ficar um creme liso e encorpado. Misturar a gelatina na água e colocar 10 segundos no micro ondas em potência máxima, incorporar ao creme e misturar muito bem.Despejar o creme em cima da base de bolacha, alisar para ficar tudo por igual , cobrir com filme e colocar na geladeira por no mínimo 4 horas.
Cobrir com as frutas vermelhas em voltas alternadas. No momento de servir, usar uma calda de frutas vermelhas.
Rendimento: 12 porções bem servidas
Chef Jean-Claude

Para harmonizar com esta delicia podemos optar por algumas sugestões da carta do Casa da Baronesa, que tem algumas opções como os late harvest: Montes Late Harvest Gewürztraminer e Morandé Late Harvest .
Mas em minha opinião, por ser esta torta uma sobremesa que não é das mais adocicadas e pode ser degustada quente ou fria, eu prefiro fria, também está na carta um espumante Moscatel da Casa Perini que vai ficar muito bom.
Baronesa Von Leithner
http://www.baronesavonleithner.com.br/
Até o próximo brinde !

Álvaro Cézar Galvão


4 comentários:

O Gato do Balaio disse...

Babando no teclado neste momento.....

Amo frutas vermelhas!

Silvia disse...

Moscatel da Casa Perini, com certeza, se for a safra comemorativa de 10 anos ainda, vai ser perfeito!
Amigo, vc sabe que eu não ligo para doce...e estou aqui lendo seu blog com uma taça de Sauvignon Blanc e chips de inhame, mas essa torta....me deu água na boca!
Silvia

Álvaro Cézar Galvão disse...

Silvia, senti amesma coisa ao ver a torta...
Beijos de luz
Álvaro Cézar Galvão

Álvaro Cézar Galvão disse...

Maela, não é só você...
Beijos de luz
Álvaro Cézar Galvão