quinta-feira, 7 de julho de 2011

Altos Las Hormigas desvenda a Malbec através da micro-zonificação e perfis dos solos.



Meninas e meninos,
Anos atrás, quando ouvi pela primeira vez falar em estudos de perfis dos solos e micro-zonas para o plantio de variedades de uvas viniferas, foi com o Chileno Marcelo Retamal.
Agora, com uma profundidade e didática surpreendentes, outro Chileno, com um trabalho minucioso feito para uma vinícola boutique de Mendoza, Argentina, a Altos Las Hormigas, vejo que o caminho natural para quem deseje executar bem seus planos de viticultura, e consequente vinicultura, é mesmo o estudo aprofundado de solos, em micro parcelas ou zonas.
O projeto Terroir, da Altos Las Hormigas, cujo co-fundador, o enólogo Alberto Antonini, italiano, ajudou a implantar, procura os solos mais interessantes para a Malbec, combinando a herança vinícola Toscana, com a experiência Argentina na condução dos vinhedos desta cepa, para expressar vinhos únicos que reflitam a autenticidade dos solos de onde se originam, intervindo o menos possível na vinificação.
Com exceção de um rótulo feito com a Bonarda, o Colônia Las Liebres, que utiliza esta cepa proveniente de vinhedos muito antigos, bom vinho e de ótima relação preço X qualidade(menos de R$30,00), todos os seus rótulos são da cepa Malbec.
Divididos pelas características de solos temos:
-Mendoza Clássico, proveniente de áreas com mais de 800 m de altitude em Lujan de Cuyo e do Vale do Uco, solos com impecável drenagem.
-Valle de Uco Terroir, todas as uvas provenientes deste vale, com mais de 900 m de altitude, boa drenagem e pedregosos.
-Valle de Uco Reserva, solos provenientes somente de antigos canais de rios, com capas de solo em profundidade e ricas em cascalho.
-Vista Flores Single Vineyard, uvas provenientes de única parcela, identificada por Antonini, Atílio Pagli e Carlos Vazquez, analisada por Parra, e que se encontram em antigo leito de rio em Vista Flores, a 1250 m de altitude, onde seu solo tem presença de argila sobre cascalho redondo, na profundidade em torno dos 50 cm.
Degustei além do já citado Colônia Las Liebres Bonarda 2009, os vinhos:
-Altos Las Hormigas Malbec 2010, da linha clássico.
-Altos Las Hormigas Malbec Terror 2009, mineral, floral e frutas exalam no olfato e confirmam-se me boca.
-Altos Las Hormigas Reserva Malbec 2006, muito complexo, aromas frutados, mineral, algo de especiarias, em boca ótima acidez, equilibrado em álcool 14%, longo, com taninos presentes e macios, não denotando sua idade.
Estagia 18 meses em barris de carvalho francês de 1º e 2º usos.
Foi o meu vinho preferido, ideal para acompanhar carnes, massas com molhos de carne, algumas aves como a Avestruz, creio que fique ótimo, a codorna também.
-Altos Las Hormigas Malbec Single Vineyard 2006.
Vinho que estagia por 12 meses em barricas francesas não novas, e que após este período, estagiam por mais 24 meses em barricas francesas novas.
Poderoso e complexo, também não mostra a idade, muita fruta(ameixas), floral marcante, certo cítrico, boa acidez.
Os vinhos da Altos Las Hormigas são importados pela Mistral.
www.mistral.com.br

Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: