terça-feira, 19 de julho de 2011

Degustação Winexperts: tema Tempranillo

Meninas e meninos,
Normalmente deixo minhas considerações sobre as degustações do site Winexperts, do qual sou um dos experts, para ser postada depois de concluídas as tabulações e devida correção algorítmica com preços.
Mas desta vez, até pela maneira que se me aprouveram os vinhos degustados, deixo aqui minha impressão e classificação; repito, minha impressão e classificação, pois as notas para o rating WX, são todas tabuladas, as mais baixas e mais altas para cada vinho são desprezadas, e ainda temos alem da média extraída, a correção algorítmica que já mencionei, onde podemos eleger um vinho mais barato que outro, e que tenha pontuação pouco menor ou igual, eliminando-se assim, a possibilidade de que sempre os mais caros, quando comparados com os mais baratos, e que teoricamente são mais preciosos e bem cuidados, ganhem.
Na minha pontuação, dentre 18 vinhos desta cepa, de vários paises, os mais bem pontuados com diferença de 1 ponto foram coincidentemente vinhos que eu já havia degustado, não que isto seja muito difícil é verdade, mas é que são vinhos da mesma importadora a
Cult Vinho.
Para não ser relapso, os mais próximos da pontuação destes, mereceram 2 pontos a menor, e foram alguns.
De ambos já fiz matérias anteriores, o que me convence de que em ocasiões bem distintas e sob condições distintas também, eles me agradam e muito.
Os vinhos são, do mais pontuado ao menos, na ordem:
Erial 2007 e Abadia de San Quirce Crianza 2006.
Ambos D.O Ribera Del Duero, com o mesmo tempo em madeira, cerca de 12meses, graduação alcoólica ligeiramente maior para o Erial(14,5% contra 13,5%).
O Erial, por ser um ano mais novo de safra, mostra-se mais frutado, e talvez por isso eu o tenha pontuado a mais, pois são muito próximos e pródigos em aromas, em boca aveludados e carnudos, taninos macios, porém presentes, e com ótima evolução na taça.
Para acompanhar estes vinhos, carnes, braseadas, assadas, cozidas, em molhos, de caça ou criatório, alguns queijos e também morcillas, embutidos vários.
De minha parte, devo cumprimentar os amigos da Cult Vinho, e vamos aguardar a pontuação oficial do Winexperts, para ver como se classificam, pois estou citando apenas minhas anotações.
A foto é do Erial 2007, que mereceu um pontinho a mais deste degustador.
Cult Vinho
http://www.cultvinho.com.br
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: