quinta-feira, 28 de julho de 2011

Anouk Rosa sabe harmonizar sabores, alegria e beleza.



Meninas e meninos,
Fazer uma gastronomia com impacto suficiente para nos deixar deslumbrados é mais ou menos igual ao ditado “chover no molhado”, quando estamos falando de restaurantes, pois é o mínimo que se espera.
“Verdade seja dita”(mais um ditado), há chefs e chefs, cozinheiros e cozinheiros, restaurantes e restaurantes.
Como sempre digo, estou acostumado com a máxima mais que verdadeira, que o importante é a harmonia do conjunto, e vejo isto nos vinhos, na enogastronomia, na culinária, na vida.
Por isso, resolvi que o assunto hoje é a harmonia que reina entre uma linda paisagem, uma casa muito bem montada, com carta de vinhos adequada, cardápio idem, e com o principal, uma chef linda, talentosa e, sobretudo uma flor de pessoa, aliás, tem flor até no nome, rosa, a rainha das flores.
Estou falando de Anouk Rosa e seu Donna Pinha em Santo Antonio do Pinhal, cidade serrana do estado de São Paulo, próxima à conhecida Campos do Jordão.
Anouk resolveu inovar com pratos à base de trutas e perpetra uma moquequinha de trutas(harmonize com um Viognier ou Torrontés) de dar água na boca só de lembrar enquanto escrevo, mas, não é só de truta que o Donna Pinha, o restaurante do qual estou falando vive.
O cardápio é amplo, mas lembra Anouk, que a temporada de inverno, faz com que as pessoas procurem algumas especialidades locais, casos do pinhão e da truta, e como é uma pesquisadora nata, sempre acrescenta ao menu pratos com ingredientes afrodisíacos, e a temporada traz o pinhão que desde a Idade Média, é utilizado para estimular a libido. Assim como as ostras, o pinhão também é rico em zinco, usado há séculos no preparo de poções do amor. O estudioso médico árabe, Galeno, recomendava comer pinhões antes de dormir.
Torta de Whisky com Pinhão, Salada de Queijo Brie com Nozes em Lascas e Pinhão, a inédita Linguiça de Truta com Pinhão, assim como uma massa para quem é vegetariano, Fettuccine 7 cores, com Pinhões no Azeite, são algumas das opções propostas.
Para Anouk , o importante é a valorização dos ingredientes locais, para com excelência, transformar o simples em requintado. Utiliza-se de produtos nacionais fundamentando-se na sustentabilidade e sem desperdícios. Sua cozinha é baseada em ingredientes frescos de boa qualidade, e com muita criatividade, aposta na criação de novos pratos com ingredientes especiais.
Acredite-me, você tem que conhecer a chef Anouk Rosa e a gastronomia do Donna Pinha.
Vejam a receita abaixo:


Truta Donna Pinha

Ingredientes:
02 filet de truta limpas e com pele
01 limão
04 colheres de sopa de azeite
1 xícara de pinhão cozido e descascado
½ xícara de farinha de trigo
½ xícara de vagem em tiras e cozidas ao dente
½ xícara de cenoura cortada em tiras e cozidas ao dente
½ xícara de brócolis cozidos ao dente
04 colheres de sopa de manteiga
Salsa desidratada a gosto
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
Modo de preparo:
Tempere a truta com ½ limão e deixe por 5 min. Retire o excesso do suco de limão e passe na farinha de trigo dos dois lados; retire o excesso da farinha. Em uma frigideira aqueça o azeite, e em fogo brando frite a truta primeiramente pelo lado da carne, após dourar vire com delicadeza pelo lado da pele e frite novamente até dourar. Coloque um pouco de sal a gosto. Reserve.
Em uma panela coloque 2 colheres de manteiga e acrescente os pinhões, após derreter a manteiga e aquecer os pinhões está pronto, adicione o sal e coloque em cima da truta.
Em uma frigideira aqueça 2 colheres de sopa de manteiga e passe os legumes suavemente com sal e pimenta a gosto.
Para servir:
Coloque em um prato a truta, os pinhões por cima e ao lado os legumes, e o arroz branco se desejar. Decore com salsa desidratada.
Rendimento: 2 porções
Tempo de preparo: 20 minutos

Restaurante Donna Pinha
Estrada de Santo Antônio do Pinhal, 2006 – SP 46
Santo Antônio do Pinhal / São Paulo
(12) 3666 1233.
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Um comentário:

Álvaro Cézar Galvão disse...

Obrigado, e esteja sempre interagindo
Abraços de luz
Álvaro Cézar Galvão