sexta-feira, 8 de julho de 2011

Susana Balbo, antes de enóloga, uma apaixonada pelo vinho.



Meninas e meninos,
Estar em companhia da enóloga Susana Balbo, é sempre um prazer.
Primeiro pela inteligência e sagacidade com que responde as perguntas sobre seus vinhos e outras questões pertinentes, depois pela constante busca de conhecer e do conhecimento, coisa rara de se observar nos personagens mais conhecidos e premiados no mundo do vinho.
Seu olhar sobre o vinho coincide muito com o meu, se por um lado o temos como paixão e devoção, por outro, a total compreensão de que o vinho é business.
A Alessandra da CH2A assessoria, juntamente com a Cantu, a importadora que importa para você, com a presença do Tiago, responsável por trazer e distribuir os vinhos da Domínio Del Plata, que agora conta com um embaixador aqui no Brasil, o amigo Rodrigo, nos proporcionaram momentos de puro prazer na presença desta que em minha opinião, revolucionou, juntamente com outras enólogas mundo afora, a maneira de fazer vinhos com o olhar feminino.
Susana trouxe alguns vinhos para degustarmos e conhecer nossa opinião sobre eles.
Meus favoritos foram o BenMarco VMS 2000, que já está fora de circulação, e o BenMarco Expressivo 2006.
Ambos cortes com a maior proporção de Malbec, no 2000 50% e no 2006 60%
Cab. Sauvignon no 2000 20%, no 2006 10%
Syrah no 2000 5% no 2006 10%
Merlot no 2000 10% no 2006 aparece a Petit Verdot com 10%
Bonarda no 2000 15% e no 2006 Tannat 10%.
Com a mescla diferente, claro temos olfativos diferentes, o 2000 apresenta ainda frutas frescas e ácidas, floral, especiarias. Doce em boca tem 13,8% de álcool, confirma frutas já maduras, algo balsâmico, até pela idade, aparecendo toffe e caramelo.
Já o 2006, frutas mais maduras, sutil vegetal, em boca mais expressivo, SEM TROCADILHOS, apesar de não tão velho, aparece um vinho já maduro com tons terciários.
Como disse à Susana, se pudesse juntar o olfativo do 2000 ao palato do 2006, teria um vinho completo.
Mas vinhos são assim, uns agradam mais que outros, e por isso este universo é tão fantástico, e a Susana Balbo o compreende como ninguém.
A Domínio Del Plata tem vinhos para todos os gostos.
Ia me esquecendo de dizer que o jantar foi convocado pela Susana para mostrar sua compreensão e apreço pelos blogs e mídias digitais, mais uma vez justificando sua perspicácia e visão. Parabéns Susana!
Cantu
www.cantu.com.br

Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: