sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Direto da adega do Jabur, degustei o Château Cantenac 2009.


 

Meninas e meninos,
Em um local de profunda beleza, em frente a um lago na cidade de Londrina, com ambiente refinado, porém sem ostentação, uma grande e aconchegante cozinha-bar, onde mais tarde um ossobuco seria servido, degustei um belo exemplar de Bordeaux, o Château Cantenac 2009-Saint Emillion Grand Cru.
Vinho com corte de 75% Merlot e 25% Cabernet Sauvignon, com 14% de álcool e passagem de 12 meses por barris, fora um período de descanso em garrafa.
Sua cor não denotava sua idade, pois ainda rubi escuro, quase violáceo, dava mostras de ainda ser um jovem Bordeaux.
Simplesmente encantador, forte, muito aromático, contendo frutas mais maduras, especiarias adocicadas e pimenta do reino. Em boca confirma o frutado, taninos bem marcados, acidez ímpar, equilibradíssimo com álcool, e apesar do calor que fazia, mesmo quando um pouco mais quente em taça, não chegou em momento algum a incomodar. Também algum sutil couro e animal aparecem com o tempo em taça e em boca o chocolate surge após os primeiros goles.
Degustar um vinho assim, na presença agradável de apreciadores dos vinhos, dos bons amigos e do papo agradável, além de algumas “filosofadas” ao cair da tarde, é uma experiência que recomendo.
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: