quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Wladimir Medel mostra em vertical do vinho ícone da Errazuriz, o Don Maximiano sua evolução através das safras


 

Meninas e meninos,                                                                                                                                        Uma das coisas que sempre me impressionam, é quando em uma vertical, aquela degustação feita baseada em diferentes safras de um mesmo rótulo, podemos observar sutis, às vezes nem tanto, diferenças.                                                                                                                                                         Cada safra é uma safra, e, portanto, diferem entre si, além do que, também devido a fatores como clima, insolação, luminosidade, barricas utilizadas, cortes, e por aí vamos, os vinhos primeiro amadurecem e depois envelhecem diferentemente, eis aí o encanto de cada garrafa, de cada safra. Vinho é um ser vivo, e assim como nós mesmos, mudam, nem sempre para melhor é verdade, mas nós também somos diferentes a cada safra, não é mesmo?                                                           
Em mais um brinde da importadora Vinci, Wladimir Medel, enólogo da vinícola chilena Errazuriz, que desde 1870 produz premiados vinhos no Vale de Aconcágua, apresentou seminário sobre as linhas Max Reserva, Especialidades e Ícones da Errazuriz para seleta plateia. Como bem disse Wladimir “um vinho ícone é reconhecido, tem significado, e representa modelos”                                                                                                                                                        Fundada em 1870, Errazuriz é uma das mais importantes e renomadas vinícolas da América do Sul. Pioneiro, o fundador Don Maximiano investiu no até então desconhecido Vale do Aconcágua no Chile, onde formulou a célebre frase: “do melhor terroir, o melhor vinho”. A histórica propriedade é comandada atualmente pelo visionário Eduardo Chadwick, que procura espelhar-se nos melhores produtores de Bordeaux. As brisas úmidas do oceano Pacífico, o inverno frio e o verão seco contribuem para vinhos concentrados e potentes, mas com grande equilíbrio e elegância.                                                                                                                                                    Errazuriz produz alguns dos maiores ícones da América do Sul. Entre eles, o clássico Don Maximiano Founder’s Reserve que na famosa “Cata de Berlin”, desbancou alguns dos mais consagrados vinhos do mundo, tendo sua safra de 2007 recebido 94+ de Robert Parker. O concentrado Shiraz La Cumbre, já foi eleito o melhor Shiraz do Chile pelo Guia Descorchados, tendo recebido 92 pontos de Robert Parker na safra 2006. O Kai Carmenère foi concebido para ser o melhor Carmenère do Chile, tendo recebido 92 pontos do Guia Descorchados logo na primeira safra. Na linha Especialidades, o The Blend, chamado de “fabuloso” pela revista Decanter, é um impressionante corte de Sangiovese, Petit Verdot, Cabernet Franc  e Carmenère, enquanto o exuberante Wild Fermented Pinot Noir recebeu 90 pontos da Wine Enthusiast na última safra avaliada, sendo selecionado como a “Escolha de Editor”.
Degustamos vários vinhos, como podem ver na listagem abaixo, mas vou ater-me à vertical dos Don Maximiano Fouder’s Reserve.
Começamos com o safra 1989, varietal de Cabernet Sauvignon, 12,5% de álcool, 16 meses de passagem por barricas de carvalho francês, vinho em sua cor já denotando evolução, frutas ainda presentes e acidez idem. Balsâmico, taninos totalmente adequados.                                           
Para meu gosto, o mais impressionante deles, o da safra 1997, corte de 87% Cabernet Sauvignon e 13% Cabernet Franc, 14% de álcool, 20 meses de passagem por barricas de carvalho francês, sendo 45% novas.
Sua cor não mente a idade, frutas se abrem em geleias, algo de “carne” também aparece. Em boca confirma o frutado, taninos ainda se mostram. Totalmente equilibrado entre acidez, taninos e álcool, longo, muito bom.                                                                                                            
Safra 2007, corte de 82% Cabernet Sauvignon; 6% Cabernet Franc; 6% Petit Verdot e 6% Shiraz, 14,5% de álcool, 20 meses de passagem por barricas de carvalho francês, sendo 100% novas. Sua cor não denota a idade de 5 anos, ainda com tons rubis fortes e laivos violeta, acidez especial, algo de mineral, taninos evidentes, o álcool também, me dizendo que mais alguns anos, este vinho estará opulento.                                                                                                                    
Safra 2008, corte de 82% Cabernet Sauvignon; 8% Carmenère; 5% Shiraz e 3% Petit Verdot, 14,5% de álcool, 20 meses de passagem por barricas de carvalho francês, sendo 100% novas. Cor muito jovem, violáceo, muita fruta e chocolate, além de especiarias diversas, confirma em boca o frutado, as especiarias principalmente o cravo e a pimenta do reino, acidez muito boa, equilibrada entre taninos e álcool, uma grande promessa, foi o meu segundo melhor vinho.

Outros vinhos degustados na ocasião:                                                                                                       Branco:                                                                                                                                                                    Max Chardonnay 2011                                                                                                                 Tintos:                                                                                                                                                                        Wild Fermented Pinot Noir 2010                                                                                                                    The Blend2008                                                                                                                                                                        La Cumbre Shiraz 2006                                                                                                                                      Kai Carmenère2008                                                                                                                                                        Sai de lá com a sensação do dever cumprido, obrigado Sofia Carvalhos, a musa assessora de imprensa, aos queridos amigos da Vinci, desde o Rogério, seu gerente à Josie, minha linda amiga de vendas.                                                                                                                                                                       Vinci                                                                                                                                           www.vinci.com.br

Até o próximo brinde!

 

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: