sexta-feira, 16 de novembro de 2012

REGRAS BÁSICAS DE ETIQUETA PARA SABOREAR SUSHIS


 

 
Meninas e meninos,
Recebi um release sobre o Daiki Sushi, que veio acompanhado de dicas interessantes sobre algumas dúvidas frequentes de clientes ao sushiman do Daiki Sushi, que dá dicas para comer o prato mais popular da culinária japonesa, e aqui publico na íntegra.
Os restaurantes japoneses em geral são lugares tranquilos que não seguem muitas regras. Mas a familiaridade com a etiqueta japonesa não apenas ajudará a criar um clima mais descontraído como também pode contribuir para aproveitar melhor a refeição. O sushiman do Daiki Sushi, Jairo Abrahão, dá dicas de etiquetas básicas para saborear sushis seguindo a tradição.
Muitos têm duvidas sobre usar as mãos na hora da refeição, segundo Jairo o uso é perfeitamente aceitável: “aqueles que não se sentem à vontade com os hashis, podem usar as mãos sem problemas. Vale lembrar que o sushi feito à mão foi criado como petisco, servidos em barraca de rua. O comensal recebe uma toalha úmida e quente no inicio da refeição para limpar bem as mãos antes de começar”.
Dúvidas sobre o uso do hashi são muito frequentes. Jairo diz que nunca devemos passar comida para outra pessoa usando o próprio hashi: “esse gesto é considerado mau agouro. Se estiver servindo alguém o ideal é que vire os hashis e use a outra ponta”. "Além disso, não se deve espetar a comida. Isso é considerado falta de educação."
O sushiman alerta para o uso do shoyu: “um dos temperos mais usados, o molho de soja, aparece em praticamente todos os aspectos da culinária japonesa. Eu o adoro e uso sempre, mas para saboreá-lo com o sushi devemos ter cautela, precisamos apenas molhar e não afogar a comida, porque ele não só vai se desfazer, como o arroz absorverá todo o shoyu, ofuscando os sabores delicados”. O sushiman ainda completa afirmando que não é educado morder o sushi pela metade e colocar o restante no prato: “devemos comê-lo de uma vez só”.
O gengibre em conserva, servido em uma porção pequena e em fatias finas, serve para limpar o paladar e deve ser saboreado aos pouquinhos. Jairo diz que algumas pessoas consideram o sabor viciante, porém ele deve ser considerado um acompanhamento para o sushi e sashimi e não uma salada. Sobre o Wasabi a dica é parecida. Segundo ele, a pasta é acompanhamento essencial, mas seu foco é destacar o sabor da comida e jamais deve ser usado como prova de coragem.
Sobre o restaurante
Em um charmoso sobrado localizado na Vila Mariana, bem em frente à Cinemateca Brasileira, o Daiki Sushi oferece o melhor da culinária tradicional japonesa, priorizando a variedade e qualidade dos ingredientes, além de bom serviço e atendimento. Com quatro ambientes, a casa tem um estilo moderno e acolhedor. O salão principal fica logo na entrada, com mesas confortáveis e o balcão do sushiman, onde é possível sentar e acompanhar a preparação dos pratos. Na parte superior há um segundo salão e duas salas privativas, onde é possível reunir os amigos ou família em um espaço reservado para uma refeição mais à vontade ou para a realização de reuniões. Uma das características mais marcantes do Daiki é a experiência do sushiman Jairo Abrahão. São dezenove anos trabalhando em restaurantes japoneses, como o Sea House ou o Kazuki Sushi e uma rotina diária de escolha dos peixes que irão compor os pratos da casa, tarefa executada pessoalmente por ele.
Para completar as dicas, quanto aos vinhos, podem sim acompanhar a maioria das iguarias. Devemos nos lembrar que as cruas, pedem acidez, portanto um branco ou espumante com estas características acompanha melhor.
Aos agridoces, tão comuns na culinária japonesa, podemos optar por um espumante Moscatel, um demi-sec, ou mesmo um tinto leve, com acidez boa.
Para as frituras, um tinto leve vai bem.
Os espumantes são coringas, assim como as uvas brancas italianas, como a Pinot Grigio.
Eu também gosto do sabor de um Jerez Amontillado ou um Fino, acompanhado de polvo.  
Daiki Sushi
Largo Senador Raul Cardoso, 40 – Vila Mariana.
11 5082-4068
www.daiki.com.br
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão
 

Nenhum comentário: