quinta-feira, 28 de maio de 2009

Espaço Café e o 2º Barista Jam Brasil.


Meninas e meninos,
A FISPAL vem por aí, e com ela o Espaço Café e o 2º Barista Jam Brasil.

Em 2008 o Espaço Café Brasil trouxe pela primeira vez ao País o Barista Jam, evento já realizado em muitos países. A iniciativa consiste em uma reunião de baristas e outros profissionais para trocar experiências sobre diversos assuntos do setor. A versão nacional desta atração é composta de workshops mediados por experientes profissionais do mercado. Os visitantes podem inscrever-se para participar e aprender, na prática, sobre temas como cupping, degustação, vaporização do leite e o preparo de espressos e bebidas à base de café.

Faça sua inscrição
A inscrição para os minicursos é gratuita e deve ser feita exclusivamente pelo site. Preencha os dados pessoais abaixo. Indique os minicursos que quer se inscrever. Para completar sua inscrição, envie os dados e aguarde a confirmação do cadastro na página seguinte. Para facilitar sua entrada no 4º Espaço Café Brasil, faça o pré-credenciamento e tenha um ótimo evento!
Veja a programação abaixo:
15 DE JUNHO
CUPPING - APRENDENDO A DEGUSTAR17h30 às 19h
Moderador: Ensei Uejo Neto (consultor de cafés especiais e membro do Comitê de Normas Técnicas da Specialty Coffee Association of America, SCAA) Sabe identificar as características sensoriais de um café? Aprenda com um especialista a fazer uma prova tradicional de café e as nuances de sabor, aroma, acidez e doçura.
TÉCNICAS DE ESPRESSO19h30 às 20h45
O barista ensina suas habilidades para a extração perfeita de um espresso, desde os cuidados com a moagem até o preparo da bebida.

16 DE JUNHO
AS NUANCES DA TORRA15h às 16h30
Moderador: Geórgia Franco (proprietária do Lucca Cafés Especiais) Aprenda com uma profissional mestre de torra quais são os processos e detalhes para um torra perfeita, como preparar o mesmo café com perfis diversos e como aplicar o conhecimento na elaboração de blends.
A MIXOLOGIA E O CAFÉ17h às 18h15
Moderador: Marco De la Roche (mixologista e consultor de bar e campeão brasileiro do Coffee in Good Spirits) Saiba mais sobre a nova tendência da coquetelaria aplicada a bebidas com café, em conceitos e técnicas que indicam o futuro deste setor.
TÉCNICAS DE PREPARO DO CAFÉ FILTRADO18h45 às 20h
Moderador: Luiz Salomão (Representante Comercial da BUNN para a América do Sul) Como fazer o melhor preparo, que destaca as principais nuances dos cafés especiais e quais são os cuidados ao oferecer café filtrado no food service.

17 DE JUNHO
AS NUANCES DA TORRA15h às 16h30 Aprenda quais são os processos e detalhes para um torra perfeita, como preparar o mesmo café com perfis diversos e como aplicar o conhecimento na elaboração de blends.
RECEITAS DE DRINQUES COM CAFÉ17h às 18h15
Moderador: Tatiane Rodrigues (barista da Cafemaq) Como criar receitas diferentes e saborosas para os diferentes públicos do food service. Dicas e degustação de opções de drinques.
CUPPING - APRENDENDO A DEGUSTAR18h45 às 20h
Moderador: Paulo César Junqueira Júnior (primeiro lugar no Campeonato Brasileiro de Cup Tasters e há nove anos provador na Cocarive (Carmo de Minas, MG) e ainda juiz certificado de cafés especiais da Brazil Especialty Coffee Association, BSCA) Os melhores cafés brasileiros selecionados no concurso Cup of Excellence estarão à disposição dos visitantes que terão a oportunidade de aprender a degustar com o provador campeão brasileiro.

18 DE JUNHO
TÉCNICAS DE LATTE ART15h às 16h
Moderador: Kaká Diniz (Barista-consultor da Unique Cafés Especiais) Quais são os detalhes para trabalhar melhor com o leite, como vaporizar, qual a temperatura ideal, a textura necessária para preparar cappuccinos e desenhar com o ingrediente.
DRINQUES ALCÓOLICOS COM CAFÉ17h às 18h15
Moderador: Rogério Rabbit (segundo lugar no Campeonato Brasileiro Coffee in Good Spirits e embaixador dos licores Marie Brizard no Brasil) Conheça quais são as opções saborosas de drinques de café com bebidas alcoólicas como alternativa para o inverno e ainda criações inusitadas.
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: