quarta-feira, 30 de junho de 2010

VINHO & SAÚDE


Meninas e meninos,
Quem já era adepto de um bom vinho nas décadas de 70 e 80, sabe que os vinhos brancos Brasileiros eram numerosos e bons, guardadas as devidas proporções, no que concerne ao aprendizado globalizado, novas tecnologias, escolas etc...
A Embrapa-Empresa de Pesquisa Agropecuária em sua divisão Uva e Vinho, criou uma uva híbrida, chamada Lorena, que já e vinificada por algumas vinícolas, por seu teor aromático e facilidade de manejo.
Estudos mundiais recentes mostraram ser possível aumentar as quantidades de antioxidantes e outros polifenóis benéficos à saúde nos vinhos brancos, que via de regra são vinificados sem o contato com as cascas das uvas, local de origens destas substâncias.
Pois bem, vejam o que recebi dos amigos da Vinícola Garibaldi, que, aliás, tem um dos melhores espumantes Moscatel do país, inclusive reeditando um rótulo já nosso conhecido dentre os mais velhos amantes dos vinhos Brasileiros.


Lorena Ativa, a novidade da Vinícola Garibaldi que alia paladar apurado com qualidade de vida
Parceria com Embrapa Uva e Vinho utiliza tecnologia inédita e resulta em vinho exclusivo da Cooperativa Vinícola Garibaldi, que proporciona ganhos adicionais à saúde.

A Cooperativa Vinícola Garibaldi apresenta o vinho branco seco Lorena Ativa, da tradicional família Acquasantiera. Resultado de tecnologia inédita no Brasil e fruto de parceria com a Embrapa Uva e Vinho, o Lorena Ativa possui quatro vezes mais antioxidantes naturais e maior quantidade de resveratrol e quercitina, componentes que proporcionam melhor qualidade de vida às pessoas.
Com propriedades e método de vinificação semelhantes ao dos vinhos tintos, além do diferencial em substâncias benéficas à saúde, o Acquasantiera Lorena Ativa mantém as características aromáticas da variedade. “Foram cinco anos de pesquisas e a adoção de três tecnologias desenvolvidas pela Embrapa: cultivar, levedura e processo de vinificação”, explica o pesquisador Mauro Zanus, coordenador do projeto e responsável pelo desenvolvimento do Lorena Ativa.
Até 2011 a Vinícola Garibaldi será a única empresa brasileira a comercializar o vinho, gerando grande oportunidade de negócios às suas redes de clientes e representantes. “O crescente interesse por vinhos brancos no País, aliado à qualidade do produto, faz do Acquasantiera Lorena Ativa um grande destaque nas prateleiras de supermercados, principalmente por seus diferenciais, exclusividade e preço competitivo”, ressalta Oscar Ló, presidente da Cooperativa Vinícola Garibaldi.
O vinho branco seco Acquasantiera Lorena Ativa é elaborado com a variedade BRS Lorena, a partir de tecnologia inédita no Brasil com maceração similar aos vinhos tintos e utilização de levedura autóctone da Embrapa. O produto Apresenta ótima limpidez e sanidade, de coloração amarelo palha com reflexos dourados e excelente vivacidade.
Os aromas são delicados e intensos, com caráter moscatel, destacando-se notas florais e ervas de quintal, lembrando lavanda. No paladar, proporciona um ataque encantador, com ótimo volume de boca e persistência retro-gustativa satisfatória.
O Lorena Ativa harmoniza com peixes gordurosos grelhados, frios, frutos do mar, massas com molhos médios e levemente condimentados.
Vinícola Garibaldi
http://www.vinicolagaribaldi.com.br/
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: