Meninas e meninos,
Sempre fui um entusiasmado fã da embalagem chamada Bag-In-Box ou BIB como alguns o chamam.
Trata-se daquela embalagem onde o vinho se encontra dentro de uma bolsa plástica flexível com boca e tampa, acondicionada dentro de uma caixa de papelão, madeira, plástico, tambor, container, etc. É utilizada para embalar xarope para refrigerantes, água, vinho, leite e derivados, óleo comestível, frutas e vegetais, produtos químicos de uso industrial e agrícola.
Cada tipo de bolsa tem sua própria especificação para prover as necessidades do produto que receberá, que inclui bolsas de até três camadas de plásticos como polietileno, nylon (para maior resistência), poliéster metalizado (como barreira contra oxigenação), entre outros.
Pois bem, já fiz algumas matérias e artigos sobre o tema, e vejo que agora ele começa a se tornar recorrente em conversas entre alguns estudiosos e apreciadores.
Para mim, o maior problema do Bag é quando dentro dele há vinho ruim, de baixa qualidade, o que o torna por vezes vilão para sempre, de resto só tem vantagens.
Inúmeras razões poderia eu listar para se consumir vinhos nesta embalagem, seja em casa ou mesmo em bares, restaurantes e hotéis, pois esta embalagem propicia que o vinho permaneça organolépticamente íntegro por muito mais tempo, já que não há a entrada de oxigênio em seu interior.
Pensem um pouco: tudo o que um vinho branco jovem, que sabemos não durar mais que duas a três safras no máximo, quando envasados em garrafas, em um Bag, isto poderá ser prolongado, pois estará, quando guardado convenientemente, em ambiente muito mais seguro, sem iluminação, sem variação de temperatura, cheiros, e oxigenação.
Vinhos em taças, que facilidade: com o que sobra no Bag, aproveitamento total.
A maior vantagem do Bag-In-Box no transporte seria a economia de espaço. Bags vazios ocupam até 88% menos espaço do que as garrafas.
Responsável atualmente por cerca de 25% de todo o vinho comercializado no País, o Bag-In-Box possibilita novas formas de consumo do produto a um preço reduzido em cerca de 30%.
Abaixo, um estudo de Bags de 3 e 5 litros de vinho, cheios, comparados com garrafas. Parâmetros nna ordem: Garrafa 750 mL BIB 3 litros BIB 5 litros
Pois bem, já fiz algumas matérias e artigos sobre o tema, e vejo que agora ele começa a se tornar recorrente em conversas entre alguns estudiosos e apreciadores.
Para mim, o maior problema do Bag é quando dentro dele há vinho ruim, de baixa qualidade, o que o torna por vezes vilão para sempre, de resto só tem vantagens.
Inúmeras razões poderia eu listar para se consumir vinhos nesta embalagem, seja em casa ou mesmo em bares, restaurantes e hotéis, pois esta embalagem propicia que o vinho permaneça organolépticamente íntegro por muito mais tempo, já que não há a entrada de oxigênio em seu interior.
Pensem um pouco: tudo o que um vinho branco jovem, que sabemos não durar mais que duas a três safras no máximo, quando envasados em garrafas, em um Bag, isto poderá ser prolongado, pois estará, quando guardado convenientemente, em ambiente muito mais seguro, sem iluminação, sem variação de temperatura, cheiros, e oxigenação.
Vinhos em taças, que facilidade: com o que sobra no Bag, aproveitamento total.
A maior vantagem do Bag-In-Box no transporte seria a economia de espaço. Bags vazios ocupam até 88% menos espaço do que as garrafas.
Responsável atualmente por cerca de 25% de todo o vinho comercializado no País, o Bag-In-Box possibilita novas formas de consumo do produto a um preço reduzido em cerca de 30%.
Abaixo, um estudo de Bags de 3 e 5 litros de vinho, cheios, comparados com garrafas. Parâmetros nna ordem: Garrafa 750 mL BIB 3 litros BIB 5 litros
Caminhão 16 palets Litros / truck
Garrafa 750 mL= 6.480 litros BIB 3 litros = 1 2.480 litros BIB 5 litros = 17.600 litros
Carreta 24 palets Litros / carreta
Carreta 24 palets Litros / carreta
Garrafa 750 mL=9.720 litros BIB 3 litros= 18.720 litros BIB 5 litros= 26.400 litros
Agora a Miolo seguindo uma tendência que vem crescendo no mundo e especialmente no Brasil apresenta dois vinhos da Almadén, recém adquirida pela empresa, em versões Bag, um branco Riesling e um tinto Cab Sauvignon,
A Almadén será a 3ª marca do Miolo Wine Group a ingressar neste segmento. Em 2007, a Vinícola Miolo lançou os vinhos Bag-In-Box da linha Seleção, e o vinho da linha Terranova, da Vinícola Ouro Verde, localizada no Vale do São Francisco.
“Percebemos que a alternativa se enquadra muito bem aos vinhos da Almadén pelo conceito descomplicado da marca”, afirma Afrânio Moraes, diretor da empresa. Segundo o executivo, a nova modalidade contribuirá para difundir o novo vinho da Almadén, que foi totalmente reformulado este ano após a aquisição da empresa pelas vinícolas Miolo e Lovara e pelo empresário Raul Anselmo Randon, ocorrida em outubro de 2009.Os vinhos estarão disponíveis inicialmente nas grandes redes de varejo e algumas redes de restaurantes. A expectativa é comercializar cerca de 40 mil unidades no 1º ano e manter o crescimento de 15% nos próximos cinco anos.
Miolo Wine Group
http://www.miolo.com.br/
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão
Agora a Miolo seguindo uma tendência que vem crescendo no mundo e especialmente no Brasil apresenta dois vinhos da Almadén, recém adquirida pela empresa, em versões Bag, um branco Riesling e um tinto Cab Sauvignon,
A Almadén será a 3ª marca do Miolo Wine Group a ingressar neste segmento. Em 2007, a Vinícola Miolo lançou os vinhos Bag-In-Box da linha Seleção, e o vinho da linha Terranova, da Vinícola Ouro Verde, localizada no Vale do São Francisco.
“Percebemos que a alternativa se enquadra muito bem aos vinhos da Almadén pelo conceito descomplicado da marca”, afirma Afrânio Moraes, diretor da empresa. Segundo o executivo, a nova modalidade contribuirá para difundir o novo vinho da Almadén, que foi totalmente reformulado este ano após a aquisição da empresa pelas vinícolas Miolo e Lovara e pelo empresário Raul Anselmo Randon, ocorrida em outubro de 2009.Os vinhos estarão disponíveis inicialmente nas grandes redes de varejo e algumas redes de restaurantes. A expectativa é comercializar cerca de 40 mil unidades no 1º ano e manter o crescimento de 15% nos próximos cinco anos.
Miolo Wine Group
http://www.miolo.com.br/
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão
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