sábado, 16 de outubro de 2010

Herdade do Esporão e os varietais 2007 Aragonês, Alicante Bouschet e Touriga Nacional.

Meninas e meninos,
Recebi a informação das eficientes e lindas meninas da Tema Assessoria sobre os novos vinhos varietais (os portugueses chamam de monocastas ou monovarietais) da Herdade do Esporão, trazidos e distribuídos com exclusividade pela Qualimpor.
Junto ao release já foi aconselhada pelos enólogos da casa uma gama de harmonizações que vocês poderão por à prova, pois nada mais gostoso do que testar as várias gastronomias acompanhadas de belos vinhos.
Como adoro a enogastronomia, permitam-me dar algumas sugestões mais à Brasileira para os mesmos vinhos.
Para o Touriga Nacional, por ser um vinho de uma uva frutada e floral, quem sabe um carneiro ao molho com ervas e especiarias?
Para o Aragonês, que é a Tempranillo, fica muito bem com assados, e já experimentei com avestruz grelhada com manteiga e sálvia e ficou ótimo!
Para o Alicante Bouchet, ao invés do bacalhau sugerido, porque não um pintado grelhado, ou mesmo um pernil de porco com batatas e redução do próprio vinho?
A vinícola portuguesa Herdade do Esporão apresenta sua nova gama de monovarietais: Aragonês, Alicante Bouschet e Touriga Nacional. Produzidos com uma única casta e somente em anos de colheitas excepcionais, esses vinhos oferecem personalidade e elevado nível de qualidade. Lançado em quantidade limitada, os vinhos são importados com exclusividade pela Qualimpor.
Alguns fatores do ano da colheita, 2007, influenciaram as características dos vinhos. Muitas chuvas fora de época e meses de colheita mais frescos do que o habitual na região do Alentejo, a maturação da uva foi retardada, permitindo maior desenvolvimento da cor, melhor afinamento dos taninos e um bom equilíbrio do ph.
Touriga Nacional- vinho de cor violeta concentrada, aroma de mirtilos e cassis, com toques florais de lavanda. Paladar intenso, com notas de especiarias e boa integração de madeira. Termina de forma longa e persistente. É fermentado em cubas roto-fermentativas e amadurecido por 12 meses em barricas de carvalho francês. Foram produzidas somente 6.700 garrafas.
O vinho Touriga Nacional nasceu na “Vinha do Badeco”, a mais antiga vinha desta casta na região do Alentejo, plantada em 1988. Com maturação média e baixo rendimento, a Touriga Nacional dá origem a vinhos equilibrados, alcoólicos e indicados para envelhecer.
Harmonização: Magret de pato com laranja e pratos bem condimentados.
Aragonês- vinho vermelho denso com manchas de violeta, com aroma complexo, que sugere frutos vermelhos com notas de chocolate. De textura sedosa, o Aragonês é composto por várias camadas de fruta e taninos sólidos. Amadurecido por 12 meses em barricas de carvalho francês e americano. Foram produzidas somente 6.700 garrafas.
O vinho Aragonês nasceu no “Canto do Zé Cruz”, cujas vinhas têm mais de 35 anos. Graças ao solo profundo e bem drenado, é capaz de produzir uvas de cor intensa e aromas concentrados. De maturação precoce e bom rendimento, a casta Aragonês dá origem a vinhos de elevado teor alcoólico, acidez equilibrada e capacidade de envelhecimento.
Harmonização: Peixe, perdiz ou peru assados.

Alicante Bouschet- vinho vermelho opaco, com aroma de frutos vermelhos maduros e notas de couro. Paladar de fruta intensa e taninos sólidos e término com acidez equilibrada. Fermentado em cubas de inox, o Alicante Bouschet amadureceu por 12 meses em barricas de carvalho americano. Foram produzidas somente 6.500 garrafas.
O vinho Alicante Bouschet nasceu na “Vinha das Palmeiras”, local de solos profundos e cor escura, onde a casta foi plantada há 10 anos. Com ciclo de maturação médio/tardio e rendimento elevado, esta casta dá origem a vinhos bem estruturados, com boa acidez e longevidade em garrafa.
Harmonização: Bacalhau
Herdade do Esporão é hoje referência nacional e internacional na produção de vinhos e azeites de excelência. Situada no coração do Alentejo, a vinícola com 600 hectares de vinha abraçada por uma enorme barragem apresenta uma combinação de uma geologia de exceção, granitos e xistos, conjugada com condições climáticas singulares. O resultado é uma enorme variedade de aromas e texturas que podem ser encontradas nos seus vinhos.
Hoje, os monovarietais são vendidos em caixa de madeira com três unidades iguais e para o final do ano, a Qualimpor lançará uma caixa mista com uma garrafa de cada casta, ideal para presentear.
QUALIMPOR – importação e exportação:
SAC: 0800-7024492
Rua Antônio das Chagas, 529 – Brooklin
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: