sábado, 2 de outubro de 2010

MAGNUM E OUTROS TAMANHOS ESPECIAIS


Meninas e meninos,
Vez por outra sou indagado por leitores ou mesmo por quem participa das palestras que dou sobre os tamanhos das garrafas e sua lógica.
Estas têm apelo visual e porque não dizer, emocional, já que vão desde duas vezes até 20 vezes o volume de uma garrafa dita normal, aquela de conteúdo igual a 750 ml, quando falamos em tamanhos maiores.
O que determinou esta diferente quantia em volume, foi a conservação do vinho nele contido.
E porque? Bem vamos lembrar que as garrafas ao serem arrolhadas, ainda mantêm um pouco de oxigênio em seu interior certo?
Como há uma maior quantidade de líquido nas garrafas de tamanhos especiais, a interação do oxigênio e o vinho, se dá de uma maneira muito diferente daquela que é feita na garrafa de 750 ml, trocando em miúdos, o volume de oxigênio em relação ao do líquido é menor.
Mais lenta e gradual, e, portanto melhor para o envelhecimento do vinho, proporcionam uma maior uniformidade e estabilização, e conseguindo também que a duração do vinho seja mais longa.
Claro está que não há nenhuma vinícola de respeito guardando vinhos que não sejam os seus top de linha, os seus mais referendados vinhos nestas garrafas.
Os tamanhos são muitos e nem todas as vinícolas os têm. Quando as vinícolas os engarrafam, geralmente é na Magnum, que equivale a 2 garrafas de 750 ml, ou seja, 1500ml.
Apesar de ter um tamanho maior, as garrafas Magnum são fabricadas de tal maneira que não chegam a ser excessivamente pesadas o que as tornam cômodas para manusear.
Quando abrimos uma Magnum, ou outro tamanho maior, é para que possamos servir o vinho a mais pessoas que o habitual, quando abrimos a garrafa de 750 ml.
Quanto maior é a quantidade de liquido engarrafado, menor o perigo que a evolução do vinho seja alterada por incidentes térmicos.
A Magnum, em comparação com outros formatos maiores, não é mais cara, considerando que garante ao vinho uma vida mais prolongada. É, portanto, o tamanho ideal para quem quer investir em uma adega, ou em festas, evitando-se volumes grandes de caixas.
O termo “Magnum” remete a grandeza, ao divino e imperial, por isso mesmo os vinhos Reserva e Gran Reserva alcançam no formato Magnum suas melhores qualificações de safra.
Da mesma maneira que os tamanhos maiores, temos também os menores que variam de metade de uma garrafa, ou seja 375 ml a ¼, ou 187 ml em arredondamento.
Estas últimas são mais usadas para espumantes em dose individual, sendo as primeiras muito servidas em bares e restaurantes, quando o número de quem vai degustar seu conteúdo ou é pequeno, ou insuficiente para consumir uma garrafa de 750 ml.
Num almoço, por exemplo, onde tenhamos que retornar ao trabalho, uma dose menor de vinho, suficiente para harmonizar com o prato pedido é uma excelente solução, quando encontramos as meias garrafas.
Alguns outros tamanhos de garrafas com conteúdo maior, com seus nomes usuais(algumas variações de nomes poderão surgir, principalmente quanto à grafia em português).
Magnum – 2 garrafas
Jeroboam – 4 garrafas
Rehoboam – 6 garrafas
Mathusalém – 8 garrafas
Salmanazar – 12 garrafas
Balthazar – 16 garrafas
Nabucodonosor -20 garrafas
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: