quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Cava Torre Oria Reserva Brut no IV Deguste Espanha

Meninas e meninos,
Em mais um belo encontro organizado com a competência da Cristina Neves, tivemos o IV Deguste Espanha, com o apoio da Fiab-Federação Espanhola de Indústrias de Alimentação e Bebidas, também do Icex e do Ministério do Meio Ambiente, Meio Rural e Meio Marinho da Espanha-MARM.
Aqui aportaram produtores espanhóis mostrando seus vinhos, azeites, conservas, defumados e chocolates.
Participam este ano as empresas: Alimentação Infantil: Osborne; Arroz e Legumes: Plaza del Sol e Valmasera; Azeites: Aceites Vallejo, Bodegas Francisco Gomez, Cal Saboi, Olivar de Segura, Plaza del Sol, Valmasera; Azeitonas e Picles: Helios e Plaza del Sol; Conservas de Peixes: Plaza del Sol; Conservas Vegetais: Helios e Valmasera; Embutidos, Defumados e Outros Produtos de Origem Animal: Aromaserrana, Osborne S/A, prolongo; Frutas Secas e Snacks: Plaza del Sol, Quorum Internacional, Valmasera; Gelados, Biscoitos e Torrones: Plaza del Sol; Massas e Farinhas: Valmasera; Mel, Confeitaria e Chocolates: Chocolates Valor, Helios e Valmasera; Panificação e Bolachas: Helios, Plaza del Sol Valmasera; Produtos Diet e Alimentos Funcionais: Helios; Pratos Congelados: Valmasera; Produtos Ecológicos: Dominio Punctum, Helios, Plaza del Sol e Valmasera; Queijos e Outros Lácteos: Plaza del Sol, Quorum Internacional; Vinhos e Bebidas Alcoólicas: Aires del Duero, Bodegas Francisco Gomez, Dominio de Punctum, Plaza del Sol e Torre Oria.

Algumas das vinícolas presentes me deixaram confiante na nova tendência de se buscar vinhos mais prontos para se beber, e os Cava, espumantes espanhóis, estavam muito bem representados.
Umas destas vinícolas, anotada por mim como destaque, a Torre Oria, compareceu com uma gama de vinhos e Cavas muitos deles feitos com suas uvas autóctones, e muito agradáveis.
Um Cava que me chamou a atenção o Torre Oria Cava Brut Reserva, tem como corte as uvas Macabeo(90%) e Parellada(10%).
Como todo Cava, vinificado pelo método tradicional, com graduação alcoólica de 12%, descansa no mínimo 15 meses em garrafa sobre as borras, dando-lhe complexidades aromática e gustativa.
Amarelo claro com laivos dourados, perlage fino, constante e abundante.
Aromas delicados de frutas verdes, toque floral, ambos achados no gustativo, e um que de mineral que não se confirma em boca.
Acidez compatível com o vinho, tem retro-olfato prolongado, e deixa uma agradável sensação de limpeza na boca.
Belo vinho que ainda não tem importação no Brasil, mas está a procura.
A Torre Oria com mais de 100 anos, foi fundada em 1897 pela família Oria de Rueda, e produz vinhos com três denominações de origem:
D.O Utiel-Requena
D.O Cava
D.O Valencia.
Suas caves e vinhedos situam-se a mais de 750 m, com média de 2700 horas de sol/ano e seu solo é de origem calcária, talvez por isso o sutil mineral sentido no olfato não se conduza em boca. Degustei o Cava Rosado de Garnacha um semi-seco e um vinho tranquilo também rosado da uva Bobal, o Marques de Requena.
Torre Oria
http://www.torreoria.com/

Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: