quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Exposição sobre o livro “100 Garrafas Extraordinárias da Mais Bela Adega do Mundo”, do colecionador francês Michel-Jack Chasseuil



Meninas e meninos
Meu amigo de bancos escolares, chef, fotógrafo e editor André Boccato, e as lindas amigas da KRP Relações Públicas, avisam sobre o lançamento de mais uma obra que irá marcar de charme e beleza, além do conteúdo eno-educacional e histórico.
A Editora Boccato, junto com a Editora Gaia, traz para o Brasil o livro “100 Garrafas Extraordinárias da Mais Bela Adega do Mundo”, do colecionador francês Michel-Jack Chasseuil (252 pg, R$ 168,00). Conhecido por sua adega recheada de rótulos notáveis, com cerca de 35 mil garrafas _algumas datando do século 18_ Michel decidiu reunir em seu livro os cem exemplares mais históricos, de 1735 até 2005, com fotografias de Jacques Caillaut.
Para celebrar o lançamento da obra no Brasil, o editor André Boccato selecionou 18 imagens que irão fazer parte de uma exposição na Livraria Gourmet (Rua Augusta, 2542 - loja 8) de 08 de dezembro a 08 de janeiro. As imagens das garrafas selecionadas foram ampliadas em painéis de 50 X 70 cm que serão distribuídos nas paredes da Vila San Pietro, galeria onde está localizada a Livraria.
André Boccato seguiu os mesmos critérios do colecionador e autor do livro para fazer a seleção de rótulos da exposição e procurou incluir garrafas que tivessem relevância histórica.
Dentre as imagens selecionadas, estão a do Petrus safra 1945, considerado um mítico tinto (e o mais caro) do Pomerol, em Bordeaux. “Meu objetivo é reunir todas as grandes safras de grandes vinhos da França, e os melhores vinhos do mundo”, explica Chasseuil na introdução do livro. A coleção começou depois que o autor, após uma carreira na indústria aeronáutica, começou a se dedicar com mais atenção a um vinhedo que herdara na região da Aquitânia. Trocando os vinhos Pomerol que produzia por outros rótulos, ou comprando garrafas raras, Chasseuil aos poucos formou sua coleção.
O autor acredita que seu trabalho deve ser visto como um trabalho de conservação da História do vinho. “Não estou pensando em mim, estou pensando na humanidade”, diz Chasseuil. “Guardo o testemunho de vinhas que já desapareceram. Outras vinhas atuais desaparecerão. Por isso, continuarei conservando os registros”.
Entre os cem vinhos escolhidos para compor o livro, estão itens históricos como um licor Marie-Brizard de 1912, conhecido como Du Titanic _uma cuvée especial de 98 garrafas com purpurina de ouro, feitas especialmente para o transatlântico que afundou no Oceano Atlântico em sua viagem inaugural. Por algum motivo, algumas das garrafas ficaram em terra; quatro delas foram adquiridas pelo fabricante de automóveis Louis Renault, que estava para embarcar no navio, mas perdeu a viagem. Michel-Jack Chasseuil adquiriu a garrafa em um leilão em 1998, e, na época do lançamento do filme Titanic, em 2001, a Maison Marie-Brizard tentou comprar a garrafa, mas Chasseuil não consentiu a venda.
Outros itens históricos da coleção incluem duas garrafas de conhaque Napoléon, Grande Fine Champagne Réserve d’Austerlitz, de 1805 (batizada assim em homenagem a uma das maiores vitórias militares do imperador Napoleão Bonaparte), e do Armagnac Laberdolive 1904, a mais antiga safra deste tipo de vinho disponível em todo o mundo, entre outros.
Alguns itens tem valor sentimental _ a garrafa de Pomerol Petrus de 1914 (o mais antigo vinho do gênero na coleção), por exemplo, foi comprada porque é o ano de nascimento do pai de Chasseuil. Outros valem por sua história: o Muscat de Magaratch 1924, feito na Crimeia, foi fruto da busca do colecionador por grandes rótulos da União Soviética, e era para ser um presente do diretor do Instituto Magaratch em Yalta para o então presidente da França, Jacques Chirac; o diretor acabou concluindo que o vinho seria mais bem cuidado por Chasseuil do que pelo político.
Um dos itens mais preciosos para o colecionador é a garrafa de Porto Quinta do Noval 1931, provavelmente a última em perfeito estado de conservação no mundo, e uma das melhores safras jamais registradas do rótulo, senão o vintage do século. “Eu não a trocaria nem pela Mona Lisa”, diz Chasseuil.
Data: de 08 de dezembro a 08 de janeiro- Evento Gratuito
Horário: das 10h ás 22h - de terça-feira a domingo Livraria Gourmet
Rua Augusta, 2542 - Loja 8 - Cerqueira César
Tel.: (11) 3062-6454
http://www.livrariagourmet.com.br

Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: