quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

PIRASSUNUNGA LANÇA A CACHAÇA CAMBRAIA 5 ANOS




Meninas e meninos,
Sempre que surge uma oportunidade para falar desta bebida emblemática, um destilado único no mundo, apreciada pelos mais renomados experts, nossa Brasileira cachaça, o faço com gosto, pois além de apreciador desde sempre desta bebida, hoje aquela “estigma” de bebida menor, alcunhado pro nós mesmos, já não é mais verdade, sendo a cachaça degustada sem o menor temor por homens e mulheres em lugares da moda e nos botecos.
Faz alguns meses falei da Cambraia, quando tive a oportunidade de conhecer esta bebida artezanal-http://divinoguia.blogspot.com/2010/05/pirassununga-lanca-cachaca-cambraia-sua.html
Agora degusto a Cambraia 5 anos, esperada ansiosamente desde que o Vicente de Tommaso me confidenciou sua elaboração em andamento, fato este ocorrido nos primeiros meses deste ano.
Por ocasião de um almoço harmonizado com a Cambraia, e também , fiquei sabendo pela linda Carolina de Tommaso que a 5 anos já estava em processo final de elaboração e engarrafamento.
Vejam:
A Indústria de Bebidas Pirassununga, que neste ano de 2011 completou 90 anos de atividade, está lançando a Cachaça Cambraia 5 Anos, nova versão de sua cachaça artesanal extrapremium.
Produto muito sofisticado, a Cachaça Cambraia 5 Anos chega ao mercado já premiada. Apresentada inicialmente no mercado externo, recebeu a medalha de ouro de degustação e de embalagem entre as cachaças envelhecidas por mais de três anos na competição “Cachaça Master 2011”, promovida pela revista britânica The Spirits Business, uma das mais importantes publicações européias do setor de bebidas.
Cambraia 5 Anos é um blend de cachaças artesanais produzidas em alambiques do interior de São Paulo e de Minas Gerais. Além de utilização apenas do “coração”, ou “corpo”, a melhor parte da destilação – “cabeça” e “cauda” são desprezados –, o que por si só já garante elevado padrão de qualidade, as cachaças são submetidas a uma série de análises laboratoriais de cromatografia, complementadas por análise visual e gustativa pela equipe da empresa.
Uma vez definido o blend, a cachaça é envelhecida de acordo com os mais altos padrões internacionais – que consideram “envelhecida” a bebida mantida por pelo menos um ano em barril de carvalho.
No caso da Cachaça Cambraia, o envelhecimento se dá em tonéis de carvalho francês de apenas 250 litros. Vale mencionar que, por seu rigor, a Pirassununga é considerada empresa-referência em envelhecimento de cachaça no Estado de São Paulo pelo Ministério da Agricultura.
Resultado desse meticuloso processo, Cambraia 5 Anos é um destilado macio, com toque aveludado, com indícios de baunilha dentro do suave gosto de cana de açúcar e carvalho. A cachaça traz ainda notas de chocolate e amêndoas, características refinadas e elegantes para um destilado perfeito para ser degustado puro, como um ‘single malt’. Sua graduação alcoólica é de 40%.
Com uma embalagem de destaque, Cambraia 5 Anos tem um rótulo diferenciado, no qual um elegante e aristocrático senhor de engenho, símbolo da marca, é impresso diretamente na garrafa, em dourado. A garrafa vem em uma embalagem cartonada branca, com detalhes em dourado, ótima para presente.
Cambraia 5 Anos está chegando agora ao mercado, e pode ser encontrada em empórios finos – entre eles, Casa Santa Luzia, nos Jardins, e Empório Central, no
Shopping Cidade Jardim. Além disso, a bebida está também nos melhores bares e restaurantes, com preço da garrafa de 700 ml no varejo é da ordem de R$ 140,00.
Cambraia 5 Anos é a evolução da Cachaça Cambraia, desde 2009 no mercado com as versões envelhecidas 1 Ano e 3 Anos
O nome “cambraia”, numa associação à maciez e ao sabor suave da Cachaça Cambraia, faz referência ao fino tecido originalmente importado da França e muito
usado no vestuário dos homens mais elegantes do início do século passado. Aliás, naquela época o termo “cambraia” começou a ser usado como sinônimo de cachaça, especialmente pelos senhores de engenho, justamente para ressaltar a nobreza do líquido resultante da destilação.
Top de linha, a Cachaça Cambraia 5 Anos é hoje o produto de maior valor agregado da Pirassununga, indústria que tem em seu portfólio várias cachaças amplamente comercializadas em todo o Brasil e no Exterior.
“A vantagem de termos uma cachaça artesanal sendo uma grande indústria é que podemos cuidar dela com o máximo de atenção. Enquanto a Cambraia descansa nos tonéis para alcançar sua maturidade vamos trabalhando nossos vários outros produtos industriais, fabricados em larga escala”, explica Carolina Steagall de Tommaso Harley, diretora de marketing da Indústria de Bebidas Pirassununga.
A Cachaça Cambraia é produto da Indústria de Bebidas Pirassununga, empresa com sede na Rodovia Anhanguera km 210, Pirassununga, SP, tel. (19) 3561-5433.
http://www.cachacacambraia.com.br/

Foto Mauro Holanda
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: