terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Maria Valduga, o espumante que leva o nome da matriarca da Famiglia Valduga




Meninas e meninos,
Faz algum tempo que degustei pela primeira vez o espumante Maria Valduga, lançado este ano, que além de homenagear a matriarca da família, honra os mais de cem anos da chegada ao Brasil, dos primeiros imigrantes desta família, o que se deu em 1875.
Agora no Natal, fiz questão de que um dos espumantes abertos para esta data festiva fosse o Maria Valduga, que tinha eu a certeza que harmonizaria muito bem com uma carne de porco, sempre presente na mesa nas festas de final de ano.
Pois não deu outra, e além do brinde, que fizemos ao tilintar das taças, fomos brindados pelo belo perlage, mousse explosivo em boca e os aromas de sua permanência em garrafas sobre as borras por quatro anos.
Como todos os espumantes da Casa Valduga, elaborado pelo método Champenoise ou tradicional, é um corte 80% Chardonnay e 20% Pinot Noir, com 50% de mosto flor, ou seja, aquele sumo que escorre quase que sozinho das uvas, sem a prensagem, só pelo peso da carga de uvas sobre elas, um verdadeiro néctar dos néctares, por isso este nome.
Com ótima acidez, lembra ao olfato, brioches, o tostado, e notas florais.
Em boca confirma os tostados, frutas maduras aparecem, algo de maças e pêras doces.
Com muita persistência, fica brincando nas papilas gustativas e com nosso retro-olfato por vários segundos, tornando este espumante ideal companheiro das gastronomias, e não só de brindes desacompanhados.
Uma boa pedida para o Ano Novo também, este espumante faz a alegria de quem gosta de degustar boas bebidas, ainda mais sendo outro bom exemplar Brasileiro!
Casa Valduga
www.casavalduga.com.br

Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão


2 comentários:

Guilherme disse...

Caro Alvaro,

em que pese a qualidade deste espumante, ele é vendido por pouco mais de R$ 150, vale tudo isso?
Obrigado e ótima passagem!

Álvaro Cézar Galvão disse...

Guilherme, bem sei que os preços por aqui são bem salgados de modo geral, mas para os produtos de qualidade, estes são mais próximos do real preço X qualidade.Quando comparamos o que ganhamos com o preço dos produtos, ficamos arrepiados, mas moramos, vivemos e ganhamos nosso salário aqui no Brasil.
Obrigado pelo comentário
Tenha um ótimo 2012
Abraços de luz