quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Man Vintners é trazido ao Brasil pela Vinho Sul.



Meninas e meninos,

A Vinho Sul, importadora que tem aumentado seu catálogo de forma a agregar bons vinhos a preços honestos, nos presenteou com almoço, onde a assessoria da amiga Denise Cavalcante e sua fiel escudeira Simone Converso, foram as organizadoras.

Quem apresentou os vinhos a nós, o Jorge Gonçalves, project manager da vinícola, é um alemão português ou quem sabe português alemão, de uma vinícola sul-africana, que usa cepas do sul da França; muito cospomolita esta interação, e contando um pouco da estória da vinícola revela:.

Man Vintners, começou com a idéia de três amigos que se uniram para produzir o vinho que gostariam de apreciar.
José Conde, Tyrrel Myburgh e Phillip Myburgh iniciaram o projeto em 2001 com a idéia de produzir um vinho com boa qualidade, bom preço e boa embalagem.
Para manter o bom relacionamento entre todos os envolvidos, pegaram as iniciais das três esposas, Marie, Anette e Nicky, surgindo assim a MAN, para “justificar”em parte ausência dos três durante muitos finais de semana...
As vinhas da empresa se concentram em Perdeberg, região de solos com excelente retenção de água, que produzem vinhos concentrados, saborosos e picantes, refletindo muito bem o estilo ousado do terroir. O sucesso e a evolução da empreitada é visível, hoje a MAN Vintners é credenciada pelo WIETA, o que atesta sua produção sócio-ambiental, produz 100.000 caixas e já exporta seu saboroso vinho para 12 países.
Degustamos alguns dos vinhos da linha mais básica, um Pinotage e um Merlot, ambos Wine of Origem Coastal Region.
Além destes, degustamos uma linha acima, os Tormentoso, onde dois se destacaram.
1-Old Vine Chenin Blanc 2010-Wine of Origem Paarl, que passa 40% do vinho desde a fermentação até 5 meses, em carvalho e sobre suas borras, dando-lhe uma ótima característica de corpo, sem perder seu excelente frescor. Bom para entradas, saladas, queijos mais ácidos e cremosos, frutos do mar, massa com molhos mais lácteos e leves.
2-Syrah & Mouvedre 2009- Wine of Origem Paarl, corte de Syrah(80%) e Mouvedre, com 14,5% de álcool.Após a fermentação e posterior malolática, passa por barris, com cerca de 30% deles novos, durante 10 meses.
Mineral e floral, alem do frutado, coco e especiarias aparecem no olfato. Em boca, muito boa acidez, equilibrado com taninos e álcool, confirmando principalmente as frutas e especiarias.Bom para carnes de cordeiro, galinha D’Angola, pato, carnes em molhos.
O melhor ainda viria com a confirmação de que a linha mais básica tem seu preço ao redor dos R$32,00 e a Tormentoso R$49,00.
Vinho Sul
www.vinhosul.com.br

Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

2 comentários:

Fabio disse...

Já provei o Pinotage 2010 e é excelente..reelmente um vinho diferenciado por um preço bem abaixo do que vale !!

Álvaro Cézar Galvão disse...

Fábio, nesta degustação também provei dois Pinotages, o de entrada e o Tormentoso, e ambos são muito bons.Preferi o de entrada, Man Vintners Pinotage, por ser mais gastronômico.Obrigado pela opinião.
Abraços de luz.
Álvaro Cézar Galvão