sábado, 17 de dezembro de 2011

Mapa avalia perdas na safra de uva neste domingo em Caxias do Sul



Meninas e meninos,
Infelizmente pelas notícias veiculadas, temo que a safra vitícola tenha uma perda grande, em plena florada, quando surgiu o granizo.
Vejam:

Prejuízos da chuva de granizo que atingiu municípios da região da Uva e do Vinho serão avaliados em reunião entre lideranças do setor vitivinícola e o secretário de Política Agrícola do Mapa, Caio Rocha.
Os prejuízos com a chuva de granizo que atingiu a região da Uva e do Vinho na última quinta-feira (15) serão avaliados neste domingo (18), às 10 horas, na Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, pelo secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o gaúcho Caio Tibério Dornelles da Rocha. Na ocasião, segundo o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), lideranças do setor vitivinícola apresentarão um relatório sobre as perdas sofridas com a intempérie. O diretor-executivo do Ibravin, Carlos Raimundo Paviani, diz que Caio Rocha vai avaliar a situação para tomar as medidas cabíveis de apoio aos produtores. Conforme informações dos técnicos da Emater-RS, cerca de 80% dos parreirais atingidos pelo granizo tiveram perda total. Também serão analisados os estragos nas lavouras de frutas como pêssego, ameixa, entre outras, com presença de secretários municipais de agricultura dos municípios da região. A forte chuva de granizo durou somente 10 minutos, o suficiente para danificar vinhedos em Flores da Cunha, onde o gelo que se formou no chão parecia neve, Caxias do Sul, Farroupilha, Nova Pádua, Bento Gonçalves, Pinto Bandeira, Cotiporã, Nova Roma do Sul e Veranópolis. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua, Olir Schiavenin, afirma que os municípios mais atingidos foram Flores da Cunha e Caxias do Sul. “Os cálculos iniciais apontam uma perda de 15 milhões de quilos de uva somente em Flores da Cunha”, informa. O montante é cerca de 15% da produção de uva de Flores da Cunha, o segundo maior produtor de uva do Rio Grande do Sul.
Na foto, vinhedo em Flores da Cunha
Crédito da foto: Prefeitura de Flores da Cunha
Até o próximo brinde!


Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: