quarta-feira, 16 de junho de 2010

Vallontano Espumante Extra Brut Luis H. Zanini 2008

Meninas e meninos,
Começo a postar um pouco do que a Mistral, importadora do amigo Ciro Lilla, nos troxe ao promover sua 5ª edição do Encontro Mistral 2010, e que recebeu mais de 80 grandes produtores de vinhos.
E claro, começo com o vinho BRASILEIRO.
Estou falando da Vallontano, presente com os amigos Ana Paula Valduga e Luiz Zanini, ele, um dos promissores enólogos da nova geração e ferrenho, assim como eu, defensor que o selo fiscal para inibir seja lá o que for nos vinhos, não trará os resultados alardeados.
Vallontano Espumante Extra Brut Luis H. Zanini 2008
Corte de Chardonnay e Pinot Noir, método champenoise e safrado, que não será todos os anos vinificado se as condições não permitirem.

Foram engarrafadas somente 2500 unidades.
Bom perlage e mousse, com muito pouco açúcar residual, cerca de 1,5 g/l é ótimo e gostoso, repousou nas suas borras por 2 anos.
Acompanha perfeitamente um brodo nestes dias de maior frio, peixes e até algumas carnes grelhadas, pois o açúcar do chamuscado da carne, fará contraponto com a “secura” do extra brut. Fica ai mais uma recomendação para os amantes dos espumantes.
Também trouxeram o seu Vallontano Reserva Tannat 2007 como novidade.
13,5 de álcool bem integrado com taninos e acidez, com 50% do vinho passando 6 meses por madeira para tirar a agressividade da cepa. Olfato frutado e algo de chocolate e café, boca macia e taninos presentes.
Ótimo vinho para acompanhar carnes vermelhas e caça.
Vallontano
http://www.vallontano.com.br/
Mistral
http://www.mistral.com.br/
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

2 comentários:

Eugênio Oliveira disse...

Grande Luis Zanini, enólogo de quem sou fã. Tive o prazer de tomar o Tannat 07 em março quando estive na vinícola e estou curioso para tomar esse novo espumante.

Também sou grande fã de seu Era dos Ventos (peverella.

Abraço.

Eugênio Oliveira
www.decantandoavida.com

Álvaro Cézar Galvão disse...

Eugênio, compartilho com sua opinião, e mais ainda pela luta quase quixotesca contra o selo fiscal, que ele e eu, continuamos contra.
Mas vamos em frente que a verdade sempre aparece.
Abraços de luz