sábado, 9 de outubro de 2010

Vinícola Pericó lança o primeiro e único icewine do Brasil amanhã no dia 10/10/10, às 10h 10 min e 10 seg

Meninas e meninos,

“Prepararemos o vinhedo para tornar realidade essa ideia”.
Wandér Weege, fundador da Vinícola Pericó

Começo com esta frase, para descrever o que vi e senti em evento muito alegre e elegante, à convite da Vinícola Pericó, que se situa no Pericó Valley a 1300 ms de altitude, em São Joaquim- SC, quando do lançamento do primeiro vinho do gelo Brasileiro, Icewine, à convite da Vinícola Pericó, que se situa no Pericó Valley a 1300 ms de altitude, em São Joaquim- SC.
Em uma festa muito bonita, seu fundador Wander Weege detalhou com entusiasmo o que o motivou a acreditar nas palavras do Prof ROBERTO RABACHINO, segundo ele, o grande responsável pela iniciativa de se buscar o vinho do gelo.
Vejam um pouco da estória deste vinho e da história da vinícola:

A história vitivinícola conta que povos muito antigos, como os romanos, já produziam vinho com uvas congeladas e que o primeiro ‘vinho do gelo’ da era pós-romana foi feito na Alemanha, em 1794. Mais de dois séculos depois, a vinícola Pericó está em contagem regressiva para escrever uma nova página nessa história com o lançamento do Pericó, primeiro e único “vinho do gelo brasileiro”, no dia 10/10/10, às 10h10’10’’, uma data especialmente escolhida para um vinho raro da safra 2009.
O Pericó icewine foi cultivado a 1.300 m.s.n.m. em São Joaquim, Santa Catarina, um projeto inovador, onde foram colhidas uvas congeladas a -7,5 °C no amanhecer de 4 e 12 de junho de 2009, para elaborar um vinho raro e genuinamente brasileiro. Enquanto na maioria dos países produtores de icewine, como Alemanha, Áustria e Canadá, as uvas são das variedades brancas, na Pericó a eleita foi uma das mais requisitadas da atualidade: a Cabernet Sauvignon.
“Escolhemos esta variedade por ser a mais tardia disponível no vinhedo e a única capaz de sustentar seu lento amadurecimento nas parreiras até a chegada das temperaturas negativas do inverno na altitude de São Joaquim”, explica Jefferson S. Nunes, agrônomo e enólogo.
No vinhedo o processo também é diferenciado: a poda das videiras é feita pelo método Guyot, com o objetivo de distribuir melhor os cachos e dar maior uniformidade na maturação das uvas. Também é feito um raleio drástico, com descarte de mais de 50% da uva que seria produzida por pé para favorecer a concentração de açúcar. No caso do Pericó icewine, restaram menos de 600 gramas por planta, metade da produção usual para vinhos premium.
A colheita, também diferenciada, foi feita antes do nascer do sol para manter as frutas congeladas durante o transporte até a vinícola, onde são prensadas e separadas as partes sólidas (gelo, sementes e cascas) do mosto rico em açúcares. Wandér Weege, administrador da vinícola, enfatiza que neste momento o mosto foi degustado e que a experiência foi única: “Degustamos o mosto a -4oC. Foi a glória. Vinificado, e agora pronto, será como até já podemos dizer: o introdutor do Brasil no limitado mundo dos vinhos icewine”.
E para ‘guardar’ esse vinho raro, buscou-se na Itália uma pequena garrafa com peso, transparência e design capazes de expressar a charmosa e rica história do primeiro vinho do gelo brasileiro. O que o apreciador vai encontrar é um kit especialmente elaborado, contendo uma lata diferenciada desenvolvida em parceria com a Meister de Santa Catarina. O kit traz ainda um livreto, ricamente ilustrado, que conta a história do icewine da Pericó.
Uma taça para degustação foi criada especialmente pela famosa Cristallerie Strauss, além de outra surpresa: o chocolate com icewine desenvolvido pela Nugali Chocolates, também de Santa Catarina. Este chocolate de lançamento do icewine da Pericó é uma edição limitada.

Vinícola Pericó – Desde 2002
Em São Joaquim (SC), está localizado o Pericó Valley, e este foi o local escolhido para abrigar o vinhedo da Pericó por suas características de altitude a 1.300 m.s.n.m. A preparação das terras durou 2 anos e o plantio das mudas procedentes da França, das variedades Cabernet Sauvignon, Pinot Noir, Merlot, Chardonnay e Sauvignon Blanc, teve início no final de 2004 e seguiu até fevereiro de 2005.
Em 2007, a vinícola lançou seu primeiro vinho, o Taipa Rosé. Em outubro de 2008, um passo ousado: o lançamento dos primeiros espumantes de altitude catarinense, o Cave Pericó Branco e Rosé brut, produzidos pelo método Charmat. Também integram a carta de vinhos da Pericó os espumantes Demi-Sec Rosé e Demi-Sec Branco e os lançamentos da safra 2010, o Vinho branco Taipa Vigneto, feito 100% de uvas Sauvignon Blanc, e os Basaltinos Chardonnay e Pinot Noir, este último o primeiro tinto da vinícola.

Pericó , preocupação com as pessoas, a natureza e o produto
A Pericó se propõe a apresentar exclusivamente vinhos finos de altitude e qualidade superior, e para isso não poupa esforços, principalmente no que diz respeito ao bem estar da sua equipe e à natureza.
“Para realizar o projeto Pericó, o dia-a-dia nos entusiasma: não é só plantar o vinhedo, há, ainda, o trato com os pés de uva, o corte, a poda, o descanso”, resume o fundador.
O cuidado com o solo, o ar e o respeito à natureza são praticados desde o surgimento da Pericó. O transporte dos cachos é feito em caixas pequenas, com os frutos cortados com cuidado para evitar a fermentação em cada baga. Além disso, um caminhão frigorífico é utilizado para levar as uvas à vinificação: outro detalhe exclusivo da Pericó.
Salas de treinamento, a realização de cursos, transporte interno e a ginástica laboral são outros diferenciais que também demonstram o cuidado da vinícola com o bem estar de seus funcionários, além do pagamento de 14º. Salário.

PERICÓ ICEWINE Vinho Rosé Fino Licoroso 2009 Cabernet Sauvignon
Pericó Valley, São Joaquim/SC, das Terras de Altitude e da
Neve Catarinense a 1300 m.s.n.m.
PROCESSO: Vinho licoroso elaborado com uvas colhidas maduras e
congeladas naturalmente nos vinhedos (temperatura de -7,5 oC), no final
do outono, cultivados em espaldeira, com uma produção de somente
0,500 kg por planta. Os vinhedos estão localizados a uma altitude de
1300 metros acima do nível médio do mar.
CARACTERISTICA ANALÍTICA:
Álcool: 15%
Acidez Total: 6,73
Densidade: 1,0263
Extrato seco: 120,45
S02 Total/Livre: 18/168
Açúcares Totais: 84 g/L
ANALISE ORGANOLÉPTICA
VISUAL: Rosa granada com reflexos castanhos
OLFATO: Apresenta um aroma intenso e muito complexo com forte
presença de frutas como uva passa, figo seco, tâmaras secas, ameixa
seca e um discreto aroma de goiaba. Apresenta também aroma floral
lembrando à rosas.
BOCA: O ataque inicial é doce, mas em virtude da ótima acidez o vinho
é equilibrado, extremamente persistente e denso, no retro olfato
destacam-se as frutas secas que se percebem no aroma, lembra
marmelada bem cozida. Percebe-se nitidamente aromas de especiarias
como a baunilha e o chocolate.
TEMPERATURA IDEAL PARA CONSUMO: 9º a 11º C.
HARMONIZAÇÃO: O Pericó icewine, hamorniza-se com sobremesas a
base de pêras e frutas secas, bolos de frutas, sorvetes, queijos de mofo azui (Roquefort e Gorgonzola),
queijos de fungo branco (Brie e Camembert), Foie gras.
É um vinho de meditação, e portanto pode ser degustado e apreciado sem nenhum outro
tipo de alimento.
Vinícola Pericó
São Joaquim – SC
49 3233.1100
47 2107.7018 - filial
vinhos@vinicolaperico.com.br
http://www.vinicolaperico.com.brvinho/
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão


4 comentários:

Anônimo disse...

Acabei de ler sua reportagem a respeito do Icewine da Pericó, muito obrigado. Seja bem vindo a SC e a Pericó. Visite nosso site www.vinicolapericó.com.br Um abraço. Sucesso. Wandér Weege

Álvaro Cézar Galvão disse...

Wandér, tenho constantemente transmitido aos leitores minhas impressões sobre os bons vinhos Brasileiros, e a Pericó está dentre eles.
Espero poder visitá-los em breve, e saúde e pazà familia Pericó.
Abraços de luz
Álvaro Cézar Galvão

Eugênio Oliveira disse...

Álvaro, quanto custa o icewine da Pericó?

Álvaro Cézar Galvão disse...

Eugênio,
quando estivemos reunidos para o lançamento,isto foi dia 05/10,o lançamento se daria ainda dia 10/10, e na ocasião nada se falou sobre o preço,só que seria um kit.
Veja com a Perticó ou com a Ch2a, que é a assessoria.Fale com a Alessandra, pode dizer que viu no blog mas não sabe preço: 11 3253-7052 ok?
Obrigado por interagir com o blog
Abraços de luz e calor
Álvaro Cézar Galvão