quinta-feira, 24 de março de 2011

Não precisamos esperar mais muitos anos para degustar Bordeuax de qualidade.


Meninas e meninos,
Muitos apreciadores de vinhos me perguntam sobre os vinhos de Bordeaux, se devem ser comprados antecipadamente, se já estarão capazes de aprecia-los, pois ouvem falar que são vinhos para os que mais conhecem e já degustaram muitos outros rótulos.
Digo que se estivéssemos falando de uma dezena de anos atrás, isto seria muito provável, e para com os grandes vinhos ainda o é.
Mas acontece que nesta economia globalizada, onde até os gostos estão ficando mais padronizados, quem não assumir uma postura mais progressista, ficará sem vender.
“Cobra que não anda, não engole sapo”, já dizia o ditado, e é isto o que está acontecendo, e não só em Bordeuax, mas vemos fenômenos de busca pelo gosto de hoje, na Espanha, Portugal, países que até alguns anos atrás, eram tidos como os que tinham, além de maravilhosos vinhos, os mais duros e amadeirados, os mais difíceis de serem apreciados pelos que estavam entrando no mundo etílico.
Claro que não podemos generalizar, e havia vinhos fáceis de beber também.
Sem perder a classe, Bordeaux sempre teve vinhos mais baratos e os sempre muito mais caros, porém, seguindo o que manda o juízo comercial, de algum tempo a esta parte, Bordeaux tem procurado fazer vinhos mais fáceis de serem apreciados mais cedo, e por mais pessoas, além é claro de se fixarem em faixas de preços mais modestas.
Para ilustra bem o que isto representa, temos sempre visto bons vinhos participando do movimento “Bordeaux ao seu Alcance”, onde os exemplares procuram se situar na média, até os R$ 100,00.
Mas, para ilustrar o que estou dizendo, e nada tem a ver com o movimento acima citado, a Expand, importadora super conhecida, está trazendo 5 rótulos de Bordeaux, da excelente safra de 2009, antes impensável de se degustar agora, pelo passar de tão pouco tempo de amadurecimento, e eu, dentre uma seleta turma de convidados, todos amigos e conhecedores, tivemos o prazer e o privilégio de degustar estes rótulos, ouvir e fazer comentários, aprender mais sobre a região e passar algumas horas em companhia de belos vinhos.
1-Chateau Jalousie 2009 – Pomerol
Corte de 70% Merlot; 19% Cab Franc e 11% Cab Sauvignon, não passa por madeira, 14% de álcool.Chegou aberto, com frutado de cerejas e ameixas, sutil aroma de salumeria, após algum tempo alcaçuz, boa acidez, equilibrado, bom para a gastronomia.
2-Chateau Peyruchet Rouge 2009- Loupiac
Corte de 70% Merlot; 15% Cab Franc e 15% Cab Sauvignon, também ao passa por madeira, 13,5% de álcool, este chegou fechado e só abriu após bons minutos na taça, frutas e casca de laranja se sobressaíram, mais curto em boca.
3- Chateau Bel Air Bordeaux Supérieur 2009.
Corte de 50% Merlot; 25% Cab Franc e 25% Cab Sauvignon, estagia em carvalho, com 13,5% de álcool, frutado, ameixas e algo de chocolate.Também aparece um cítrico leve, equilibrado em boca, taninos ainda presentes, macios, que em nada comprometem, sua boa acidez me leva a crer que seja também bom para harmonizações.
4-Chateau Sauman 2009- Cotes de Bourg
90% Merlot e 10% Cab Sauvignon.Como curiosidade é vinificado cada varietal em separado, em cubas de concreto com temperatura controlada, depois é amadurecido em tonéis de carvalho. O mais alcoólico do painel, com 14,5% , mas que não aparecem, frutas e ligeiro amargor em final de boca.
5-Chateau Haut Pommaréde 2009- Graves
Corte sem quantificação de Merlot; Cab Franc; Cab Sauvignon e Malbec. Também com 13,5% de álcool, chegou fechado, apesar de ter sido aerado em decanter, mas quando abriu explodiu em um leque aromático complexo, torrefação, frutados, toque floral, longo em boca, equilibrado com boa acidez, certo cítrico ao final de boca e com taninos um pouco mais evidentes, indicando sua longevidade, mas que não impedem de ser degustado já.
O mais complexo do painel, e o meu preferido, além de ter sido o escolhido também o da maioria. Belo vinho!
Expand
www.expand.com.br
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

2 comentários:

Renato Pujol disse...

Alvaro, adorei a degustação de ontem no Bar Des Art´s Itaim Expand, os comentários são realmente o que esperamos daqueles vinhos e da super safra 2009, ou seja, nãom precisamos de muitos anos para degustar bons Bordeaux custo benefício.
Abraços!
Renato Pujol
Sommelier Expand Group.

Álvaro Cézar Galvão disse...

Renato, obrigado pela interação com o blog.
De fato, o que acontece hoje é o que tentei passar na matéria.
Contem comigo
Abraços de luz
Álvaro Cézar Galvão