terça-feira, 1 de março de 2011

Vende mais porque tem vinhos? Ou tem vinhos porque assim vende mais?

Meninas e meninos,
Estas são afirmações bastante reais e verdadeiras.

Quando falamos que há um casamento perfeito e que só não é para sempre quando um dos dois envolvidos está em desarmonia, estamos falando a mais pura verdade.
Se há um casamento feito para durar, é a dupla vinhos e gastronomia!
Uma parceria que envolve paixão e compreensão, que faz com que um mais um, resulte em um terceiro envolvido, que é a expressão máxima dos dois e algo a mais.
Desde sempre, os povos sabem que o vinho e a gastronomia se completam, pois ouvimos sempre falar que aquele determinado vinho, nasceu para aquela determinada comida .E nasceu mesmo! Ou será o contrário?
Quando temos um bom restaurante, seja aonde for, é certo que o cliente de gosto apurado e hábito sofisticado que o procura, pedirá para ver a carta de vinhos.
Não tem ? Deixou de cativar um cliente que seguramente, mesmo gostando da culinária, acaba por não retornar ao local.
O vinho que acompanha a gastronomia dos mais renomados centros, foi ao longo dos anos formando uma dupla que age em sinergia, e talvez seja um dos “segredos” mais conhecidos.
Temos é verdade uma gama variada de culinárias de todas as etnias, para todos os gostos, e que justamente por isto, fez com que o desenvolvimento da vitivinicultura, fosse acompanhando o enlace harmonioso desta união, mais em alguns lugares é verdade, do que em outros.
Sabemos que apontar os erros dos outros sempre é mais fácil, mas sabemos também que apontar os acertos, faz parte da vida das pessoas que são evoluídas.
Certa vez, tive que argumentar com um amigo, que me dizia ser a cerveja, por exemplo, mais fácil de acompanhar um almoço ou jantar.
Claro está, que temos o bom senso de saber, que há espaço para mais que um tipo de bebidas que podem e devem ser harmonizadas com a gastronomia.
Caso a bebida seja o vinho, este com uma garrafa, servirá perfeitamente até 3 pessoas para uma refeição, a brigada não precisa ficar de plantão em uma única tarefa, as taças não precisam ser trocadas e lavadas, o estoque é muito mais econômico em espaço, já que é só para as cheias, sempre harmonizam com a sobremesa e com o gran-finale do cafezinho, portanto um tíquete de mesa igual ou maior, mas com menos despesas em todos os sentidos.
Quando acabei de argumentar, meu amigo se deu por vencido diante dos fatos discorridos.
Procure sempre o melhor prato, para harmonizar com o melhor vinho.Isto não quer dizer que tenham que ser caros, bem compreendidos e harmonizados, sim.
Voltando ao tema deste artigo, vende mais porque tem vinhos, ou tem vinhos porque assim vende mais, creio que uma harmonia entre as duas afirmativas seja a mais próxima da verdade.
Até o próximo brinde!

Álvaro Cezar Galvão

4 comentários:

Armando Paiva disse...

Prezado Alvaro Cézar, adorei o seu blog!! Tenho 38 anos e sou produtor de eventos aqui no Rio, ando meio cansado do chop e da cerveja...por isso, acabo de adquirir uma pequena adega para 12 garrafas sempre visando o custo x benefício. Minha preferência pelo espumante e o vinho vem aumentando, passarei a visitar mais o seu blog.
Grande abraço

Álvaro Cézar Galvão disse...

Armando, obrigado por interagir conosco.
Há espaço para todas as boas bebidas, mas sempre temos uma que nos atrai e nos completa.
Rio, verão eterno, vinhos brancos, rosados e espumantes são ideais, porém, nunca podemos excluir o gosto ou não gosto, mesmo para aqueles mais renitentes que "não gostam, mas nunca experimentaram".
Há também vários vinhos tintos bons para serem degustados no verão.
Visite o blog, e teça comentários sempre que quiser, pergunte sempre, e na medida do meu conhecimento respondo, não sabendo, prometo pesquisar e te responder também.
No blog ou em privado, aguardo seus comentários.
Mais uma vez obrigado!
Abraços de luz
Álvaro Cézar Galvão

Anônimo disse...

Prezado Alvaro,
Estou em pesquisa para compor a carta de vinhos da minha parrillada em Montenegro-RS, www.penadelsur.com.br , nosso cardápio é a base de carnes, queijo parrillero e batata recheada, já percebí que os tintos com madeira bem estruturados casam muito bem, porém a idéia é introduzir vinhos mais fáceis pra fazer com que os não bebedores comecem a provar.. o trabalho tem sido muito prazeroso.
saludos
jose@penadelsur.com.br
Continuo essa prazerosa pesquisa

Álvaro Cézar Galvão disse...

José, esta é uma das partes que melhor nos dá a noção que nada sabemos.
Boa sorte e conte comigo
Abraços de luz
Álvaro Cézar Galvão