segunda-feira, 14 de março de 2011

Espumantes Prosecco e Blaquette de Limoux se dão bem em almoço onde o polvo foi o prato principal.




Meninas e meninos,
Como de costume, ataquei de mestre cuca este final de semana com uma missão a pedidos: fazer dois pratos com polvo.
Decidi por um arroz de polvo, feito com a cabeça fatiada e o entremeio entre esta e os tentáculos, e quanto aos tentáculos, estes os fiz grelhados, não sem antes deixá-los em uma marinada de azeite, limão e pimenta do reino por uns 15 minutos.
E para harmonizar com os pratos, desde queijo Brie, até uma saladinha para a entrada, e depois os pratos com polvo, mudaria o vinho?
Resolvi a questão partindo para os espumantes, mas com pedrigri e sotaque estrangeiro desta vez, ou seja, com procedências de origem, um Italiano e outro Francês.
Primeiro o ótimo Prosecco Fontini Valdobbiadene DOCG 2009 com 11% de álcool, perlage fino e abundante, acidez impecável para atacar tanto a untuosidade do queijo como o azeite e amido do arroz de polvo, e com certo sutil mineral.
Depois o Blanquette de Limoux Première Bulle que pelas suas características de maior teor de álcool, 12,5% e corpo mais robusto, cairiam bem com o tostado dos tentáculos grelhados.
Realmente não decepcionaram, e claro, foi uma festa do começo ao final da refeição, pois não troquei de vinhos, apenas deixei o Limoux mais para os pratos principais, já que o ótimo Prosecco, que eu já havia testado com o arroz de polvo, não resistiu nossa investida com o queijo Brie e....acabou.
Para quem quiser repetir a dose, não sem antes me chamar para perpetrar os pratos é claro, o Prosecco Fontini é trazido pela Expand, e o Blanquette pela Winerry.
Expand
http://www.adegaexpand.com.br/
Winery
http://www.wineryimport.com/
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Um comentário:

Alexandre Ribeiro disse...

Olá Àlvaro, bom dia!

Meu nome é Alexandre Ribeiro, trabalho no departamento de marketing da Exponor Brasil, empresa organizadora do ExpoVinis Brasil.

Para comemorar a 15ª edição da maior feira de vinhos da América Latina, lançamos uma promoção exclusiva ao público da internet.

Você foi pré-selecionado para participar da Promoção:
“Um brinde à criatividade – ExpoVinis Brasil 2011”

O blog é premiado só pelo fato de aderir à promoção, e tem a chance de premiar seus leitores.

Para maiores informações, regulamento, premiação ao blogueiro e leitor e como participar, por gentileza entre em contato através do meu e-mail direto:
alexandre.ribeiro@exponor.com.br

O início da promoção é na próxima segunda-feira dia 19.03 – estamos aguardando seu contato.

Um abraço