sexta-feira, 4 de março de 2011

Uma nova visão sobre nossa cachaça.-A Cachaça Leblon fala francês, inglês, ou seja, é universal!


Meninas e meninos
Hoje, uma sexta-feira, véspera de carnaval, lembra happy hour, feijoada no sábado, samba, alegria, e..caipirinha!
Isto mesmo, cachaça, nossa bebida reconhecida mundialmente, apreciada por todos, pura ou em drinques, e aproveitando a época, a Leblon que sabe das coisas, trouxe ao Brasil para uma coletiva com a mídia e bartenderes, seu máster distiller, o francês, que é da 5ª geração de grandes produtores de Cognac, Monsieur Gilles Merlet.
A profissão de Gilles ainda é pouco conhecida entre nós, pois nosso destilado mais conhecido, a cachaça, ainda na maioria das vezes, ou é feito artesanalmente em quantidades mais resumidas por tradição entre as famílias, ou é totalmente industrializada, parecendo então com as usinas de etanol, combustível automotivo.
Gilles formou-se engenheiro agrícola, diplomado pela ESAP, em Toulouse, no ano de 1971. Trabalhou como viticultor em Cherac, região de Cognac, até assumir a destilaria da família, em 1975, após a morte de seu pai. Especialista em produção de Cognac, Gilles tornou-se um dos maiores produtores desta bebida. Amante das bebidas de qualidade manteve a tradição da família como produtor e, entre outras atividades, destacou-se no universo do vinho, do suco de uva e do Pineau des Charentes (bebida popular na região francesa, que mistura suco de uva não fermentado com cognac).
Gilles também é premiadíssimo com seus licores, que levam a marca Merlet, em especial com o Creme de Cassis, fazendo outros produtos como Liqueur C² (à base de cognac), Cognac-Citron, Cognac-Cassis, Cognac-Café, Cognac-Crème ,Vin de pays Charentais, Vin de Pays de l’Atlantique e o recente Hipnotiq – um mix de cognac, vodka e blend de frutas, que figura entre os mais bem sucedidos coquetéis nos USA, integrando, inclusive, a lista dos 100 melhores destilados segundo a revista americana Impact.
Responsável pelos métodos que conferem à Leblon o conceito de cachaça top, Gilles possui vasto conhecimento sobre blending e uma enorme bagagem em técnicas únicas de fermentação, destilação e envelhecimento, conferindo à Leblon, a pureza de sabor e qualidade que Gilles exige em seus produtos.
O processo de destilação de Leblon
Leblon é produzida em Patos de Minas, Minas Gerais, na charmosa Maison Leblon. A primeira etapa de seu processo especial de destilação diferencia-se pela colheita manual da cana-de-açúcar – que recebe dois cortes – e pela prensa. “Somente a prensa suave preserva as características vegetais mais nobres da cana”, diz Gilles Merlet.

A garapa, então, é armazenada em tonéis de aço e passa por refinada e exclusiva fermentação. Na próxima fase, a destilação é feita em alambiques de cobre, somente uma vez, para preservar o aroma original da cana. Em seguida, o diferencial de Leblon: os melhores “frutos” são envelhecidos em barricas de carvalho francês, anteriormente utilizadas no envelhecimento de cognac e, quando são removidos os componentes alcoólicos indesejáveis. A bebida ainda passa por tripla filtragem orgânica.

O resultado é uma cachaça de qualidade superior às degustadas pelo paladar exigente dos amantes da bebida, apresentada em uma garrafa de alta costura francesa – feita com vidro cristalino da Normandia.

Prova de sua elegância, Leblon foi eleita a “Top Cachaça do Mundo” no concurso de destilados de São Francisco e recebeu o prêmio “Best of Class 2007” na London Rum Experience. Agora, já pode ser encontrada em todos os estados americanos e capitais culturais mundo afora, como São Paulo, Londres, Paris e Bangkok.
Um diferencial é que a Leblon é distribuída pelos amigos da Interfood, não é bacana?
Cachaça Leblon
11 2602-7255
http://www.interfood.com.br/
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: