segunda-feira, 21 de março de 2011

Projeto Gastronomia Solidária



Meninas e meninos,
Dia destes fiquei de novo frente a frente com a Sandra Simões, que fazia dois anos não via, responsável pelo Espaço Interativo Cidadão Já.
A Sandra colocou em prática, o que muitos de nó falamos que iremos fazer, mas que por vários motivos nunca fazemos, ou seja, usou da “SOLIDARIEDADE”.
EM, 2009 publiquei pela primeira vez um post sobre o projeto, por ocasião do lançamento do livro Fazendo Receitas de Sonhos que Encantam, onde dele participaram vários grandes chefs, muitos, meus amigos pessoais.
Como este espaço, sob a máxima de tratar de assuntos que nos tragam prazer sob um olhar eletrônico, cabe aqui relembrar sobre o projeto.

O Espaço Interativo Cidadão Já! criado em 2009, é uma iniciativa da Psicóloga Sandra Simões que, desde 2008 vem desenvolvendo, semanalmente, um trabalho voluntário com o público assistido pela Pastoral do Sopão, realizado pela Paróquia São Domingos, no bairro Perdizes, cidade de São Paulo. Este público é constituído de pessoas de baixa renda, desempregadas ou em situação de rua.
Esse trabalho realizado junto aos moradores de rua na pastoral do sopão configurou-se num espaço aonde as demandas iam sendo identificadas. Durante as atividades, a psicóloga percebeu um considerável aumento no número de jovens grávidas e pensou na possibilidade de realizar um trabalho com esse segmento por meio do acompanhamento específico.
Considerando que essas mulheres jovens e grávidas se encontravam em condições de vulnerabilidade social e psicológica, surgiu a expectativa de iniciar um trabalho com o objetivo de inserir essas mães num contexto social diferente, atender outras necessidades que foram sendo apresentadas em relação a este segmento e ampliar a abrangência de atendimento para diferentes faixas etárias de ambos os sexos.
Dessa proposta nasceu o Projeto Gastronomia Solidária com o intuito de capacitar e realizar treinamento com esse público por meio de oficinas de gastronomia. Em junho de 2008 teve início a primeira oficina de trabalho da gastronomia na quadra de esportes, onde, semanalmente, a Paróquia São Domingos abriga essas pessoas. Como uma experiência piloto formou-se um grupo de 08 pessoas que manifestaram interesse em aprender uma arte, a arte de transformar receitas simples em sofisticação e requinte.
A experiência cotidiana desse grupo foi mostrando que o trabalho crescia e foram surgindo novas demandas, novos desafios e a necessidade de encontrar outro espaço para ampliar o trabalho e a oferta de serviços. Em agosto de 2009 foi inaugurada a Sede do projeto, situada no mesmo bairro, denominada de Espaço Interativo Cidadão Já! cujo propósito é fazer acontecer nesse espaço a interação entre as culturas, as diferenças sociais e étnicas e fazer acontecer o encontro da diversidade através das oficinas que compõem a prática metodológica do Projeto Gastronomia Solidária.
O Espaço Interativo Cidadão Já! é fruto do esforço de profissionais voluntários que se reuniram em torno de um projeto, cuja determinação, é trabalhar para a inclusão das pessoas moradoras de rua, desempregadas e de baixa renda para o acesso aos bens e serviços proporcionando o resgate e exercício da cidadania.
Em 2009 o trabalho ganhou outras proporções e foi se ampliando no atendimento, na oferta de mais serviços e na participação de outros profissionais de diferentes áreas como a Psicologia, a Pedagogia e o Serviço Social, criando possibilidades de atuação para novos profissionais, por meio da abertura de campos de estágios e acompanhamento através das práticas desenvolvidas no cotidiano das ações pedagógicas que aqui são inseridas e desenvolvidas junto ao público destinatário de nosso Projeto.

1. Missão:
O Espaço Cidadão Já! é uma organização sem fins lucrativos, cuja missão é prestar um serviço de formação, capacitação e de inclusão social voltado, preferencialmente, às populações de rua, desempregados e de baixa renda, proporcionando-lhes viver com dignidade, qualidade de vida e exercer a sua cidadania.

2. Manutenção:
Com o intuito de buscar a sustentabilidade do Espaço Interativo Cidadão Já! a equipe de coordenadores está desenvolvendo um conjunto de atividades que visam:

Estabelecer parcerias com órgãos públicos municipais e empresas cidadãs coerentes com a filosofia da Organização que queiram contribuir para o crescimento das pessoas.
Mobilizar colaboradores físicos na direção de uma ação social conjunta com o Espaço Interativo Cidadão Já!
Efetivar parcerias com instituições de ensino médio e superior a fim de potencializar a ações da organização quanto à mobilização de recursos humanos e pedagógicos e materiais com perspectivas para uma autonomia e gestão mais equilibrada.
Garantir a companhia de profissionais de diversas áreas, professores que desejem desenvolver práticas consistentes para possibilitar de espaços de estágios que favoreçam a capacitação profissional de seus alunos.
Promover eventos sociais, ao longo do ano, abertos ao público em geral com o objetivo de divulgar as ações do projeto e realizar a captação de recursos com a exposição e venda de serviços produzidos pelas oficinas realizadas no Espaço Interativo Cidadão Já!
Maiores informações sobre como fazer para contribuir, vale uma visita ao site e ao local.
R.Dr Homem de Melo, 574- Perdizes- São Paulo - SP
11 2768-9245
http://www.gastronomiasolidaria.com.br/
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: